Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Cidades

interior

Tremores de terra são registrados por observatório sismológico em MT

Foto: Reprodução

Tremores de terra são registrados por observatório sismológico em MT
O Observatório Sismológicos (Obsis) da Universidade Nacional de Brasília (UnB) registrou tremores de terra no município de Juara (a 695 km de Cuiabá), no último domingo (28). A magnitude dos abalos não foi significativa para causar danos.


Leia mais:
Tremores de terra em Mato Grosso são registrados por observatório sismológico

A magnitude do abalo foi de 2.3 na escala Richter (que vai de 0 a 10). O evento ocorrido às 10h33 foi detectado por duas estações com 77.413 e 114.68 quilômetros de distância, respectivamente. Esse é o segundo tremor registrado na região. No dia cinco deste mês, houve um tremor de terra de 2.3 no município de Porto dos Gaúchos (a 651 km de Cuiabá).

Mato Grosso tem diversos registros de tremores, mas eles são sempre de níveis baixos e dificilmente sentidos pela população. Como são considerados eventos muito pequenos na escala Richter, são praticamente imperceptíveis para os moradores.
 
Em dezembro do ano passado, o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UNB) apontou que o tremor de terra sentido por moradores de Cuiabá, foi de 3.2 graus na escala Richter. Posteriormente, houve um abalo secundário, só que mais fraco que o primeiro. Na ocasião, diversas pessoas relataram o susto com a situação.
 
A Serra do Trombador, que fica em Mato Grosso, foi o local em que houve o maior tremor de terra do país, em janeiro de 1955, quando foi detectado um terremoto de 6,6 graus na escala Richter. O abalo ocorreu em região muito pouco habitada, o que não ocasionou mortes e nem danos materiais.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet