Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

SETOR DO TURISMO

Fiscalização encontra 87 trabalhadores sem registro e notifica 120 pousadas e bares em Chapada

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Fiscalização encontra 87 trabalhadores sem registro e notifica 120 pousadas e bares em Chapada
A Superintendência Regional do Trabalho de Mato Grosso (SRT/MT) realizou durante o mês de julho de 2019, em Chapada dos Guimarães (60 km de Cuiabá-MT), uma operação de fiscalização que resultou em 120 estabelecimentos de turismo notificados e 87 empregados encontrados trabalhando sem registro.


De acordo com a Auditora-Fiscal do Trabalho (AFT), Michele Gonçalves Mendes, Coordenadora do “Projeto Combate à Informalidade”, o objetivo de tal operação foi verificar irregularidades trabalhistas essenciais, a exemplo de empregados sem registro, nos principais estabelecimentos comerciais ligados ao turismo do município, tais como pousadas, hotéis, bares e restaurantes.

Leia mais:
Com arma de fogo, homem é preso por se passar por policial militar

Segundo informações da assessoria de imprensa, durante o operativo, foram realizadas 134 ações fiscais que resultaram na notificação de 56 pousadas e mais 77 empresas voltadas ao turismo. Os AFTs encontraram 87 empregados em situação de registro irregular e sem a devida anotação na Carteira de Trabalho e Previdência Social. 

A auditora esclarece que os atos de registro e de anotação na CTPS não se confundem: o registro deve ser feito em livros, fichas ou sistema eletrônico do empregador antes que o empregado assuma suas funções, conforme dispõe o artigo 41 da CLT. Por sua vez, a anotação na Carteira de Trabalho deve ser feita dentro de 48 horas do início das atividades laborais, conforme dispõe o art. 29 da CLT.

Vinte e seis autos de infração foram lavrados até o último dia 31 de julho decorrentes do operativo.
 
A vistoria física, realizada por três auditores nos dias 12, 13 e 14 e julho, envolveu entrevistas com trabalhadores e empregadores ou prepostos; verificação dos locais de trabalho e entrega de notificações para apresentação de documentos a serem analisados em momento posterior.
 
Michele Gonçalves destaca que, como a análise de alguns documentos ainda está sendo feita pelos auditores, mais autos de infração ainda poderão ser lavrados, caso sejam constatadas outras irregularidades, tais como: a não realização de exame de saúde admissional e o pagamento de salários fora do prazo legal.
 
“Cabe mencionar que a ausência da formalização do vínculo laboral ocasiona grandes prejuízos para o trabalhador e para toda a sociedade. Apenas no primeiro semestre de 2019, a Fiscalização do Trabalho em Mato Grosso já havia alcançado aproximadamente 1100 empregados em situação de registro de registro irregular”, detalha a auditora.
 
O projeto
 
O “Projeto Combate à Informalidade” corresponde a uma área de atuação do Núcleo de Fiscalização do Trabalho (NEFIT) da SRT/MT com grande viés social, sendo responsável pela verificação do cumprimento da legislação laboral em vários setores da atividade econômica.
 
Apresenta como principal finalidade o combate a irregularidades trabalhistas que suprimem direitos e garantias básicas do trabalhador, tais como: o devido registro, a anotação da Carteira de Trabalho, a realização dos exames de saúde admissional, a jornada laboral dentro dos limites legais, o pagamento do salário dentro do prazo legal e o recolhimento do FGTS.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet