Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

sem chuva

Baixa umidade do ar deixa Mato Grosso em alerta; veja orientações de especialista

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Baixa umidade do ar deixa Mato Grosso em alerta; veja orientações de especialista
O período de quase três meses sem chuva tem deixado a umidade relativa do ar cada vez mais baixa. O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), que é ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), emitiu nesta quarta-feira (7) alerta sobre os índices que ficarão abaixo de 30% no período da tarde em vários municípios de Mato Grosso. Um especialista credenciado ao Mato Grosso Saúde alerta que a somatória desses fatores interfere diretamente em todo o sistema respiratório e imunológico das pessoas.


Leia mais:
Imunoterapia: saiba como funciona a vacina para rinite e asma

Para o otorrinolaringologista Anderson Botti, toda a população precisa estar alerta à ingestão de líquidos, que precisa ser feita com regularidade durante todo o dia, em especial às mães e crianças que estão em período de amamentação. Os grupos que sofrem mais com o desequilíbrio climático e atmosférico são as crianças e os idosos.

"Toda a imunidade vem da mãe, então a lactante precisa estar muito atenta ao consumo de água, pois o lactente, abaixo de um ano, precisa muito dela para sua proteção imunológica e hidratação, visto que a amamentação é a forma mais importante da criança receber água e nutrientes", pontuou.

A importância em se manter hidratado é parte fundamental para auxiliar o sistema imunológico. Segundo o otorrino, as vias respiratórias, quando desidratadas e ressecadas, dão permissão para que substâncias alergênicas, como poeira e fuligem, causem inflamação do trato respiratório. 

"A água é um veículo para as imunoglobulinas (anticorpos) que funcionam melhor em meio aquoso, então, se o nosso organismo está desidratado, ou ressecado, está mais propenso às infecções, e esse meio atípico propicia o aparecimento de vírus e bactérias", explicou. 

Botti ainda alerta que aglomeração de pessoas pode propagar os vírus dessa época do ano com muito mais facilidade, em especial dentro de ambientes fechados e com pouca circulação de ar, que são os casos dos ambientes refrigerados por aparelhos de ar-condicionado. Esses aparelhos retiram muito a umidade do ar, prejudicando ainda mais a qualidade do ar. 

"Importante a utilização dos umidificadores e nebulizadores, que vão ajudar a manter essa hidratação das vias respiratórias, somado sempre à hidratação via oral, que já melhora as condições da qualidade do muco desse sistema que auxilia a proteção do nosso corpo", afirmou. 

Crédito: Vanderléia Cristian

Outro fator que deve ser levado em consideração é a resistência dos vírus. "Os vírus vão se alterando e se modificando, então a vacinação anual é importante, pois todo ano são introduzidas novas cepas que ajudam a combater esses novos vírus, e o grupo dos idosos, que têm o seu sistema imunológico enfraquecido em virtude da idade". 

Outro alerta que o especialista faz é que, devido ao tempo seco e as narinas ressecadas, é comum nessa época do ano aparecer sangramentos espontâneos nasais, principalmente em criança na faixa escolar. "A hidratação das vias respiratórias com soro fisiológico é a melhor solução para a diminuição desses casos". 

Quando procurar um médico

O médico otorrinolaringologista sempre deve ser procurado quando há a insistência, ou piora, do quadro de saúde. Botti orientou que os casos em que aparecem a coriza e febre devem ser atendidos pelo pronto atendimento pediátrico. 

"O otorrino atende aqueles encaminhamentos dos pacientes infantis que apresentam coriza, febre, ressecamento da mucosa e como uma gripe que não sara, o que pode oportunizar um possível agravamento do quadro. Já os adultos nos procuram com o quadro de saúde da garganta seca, raspando, com crosta e ressecamento nasal, crise de rinite alérgica e, principalmente, com a sensação de um pigarro na garganta ou um desconforto faríngeo. Os idosos já apresentam muita tosse seca e prolongada, geralmente com mais de trinta dias, além da irritação da garganta", destacou. 

O médico ainda alertou que o consumo excessivo de sal e de bebidas alcoólicas ajudam na desidratação do corpo. "O sal tira a água do nosso organismo, então, quando ingerida em grande quantidade acaba desidratando o nosso corpo. Outro produto que também engana são as bebidas alcoólicas, onde as pessoas acham que, por ser um produto líquido, estão se hidratando. Pelo contrário! Estão ajudando o corpo a perder água", orientou. 

A ingestão de alimentos naturais, como frutas ricas em água, é um bom caminho para esse período, onde o corpo necessita de maior hidratação. 

Esportistas também devem estar alertas 

Durante a prática de atividades físicas, o corpo e os músculos, além de liberar água para equilibrar sua a temperatura, também utilizam essa água para se manterem funcionando, então, durante os exercícios realizados nesse período do ano, é necessária a recomposição de líquidos com maior frequência.

O médico ainda relatou que aqueles que praticam exercícios de baixo esforço físico, como uma caminhada, devem levar um isotônico ou uma garrafa de água, para fazer a reposição durante a atividade. Já os atletas que utilizam esforço de médio a alto, devem fazer essa reposição durante o exercício e também no pós-treino, com acréscimo de substrato. 

"Esse ressecamento no atleta leva, inclusive, a queima da massa magra, pois esse esforço a mais pode levar a uma perda de proteína", informou. 

Os horários para as atividades físicas também devem ser levados em consideração. Para o médico, deve ser respeitado o horário até às 10 horas e depois das 16h. "Além disso, a pessoa pode apresentar queda de pressão e tontura, que estão relacionadas às altas temperaturas e baixa umidade do ar". 

Uma dica infalível que o médico dá é para o uso do soro caseiro,  que "é excelente e pode ser consumido à vontade". A produção é simples, bastando diluir duas colheres de sobremesa de açúcar e uma de sal em um litro de água.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet