Olhar Direto

Sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Notícias / Política MT

Ações do Qualifica 300 serão destaque em evento que contará com palestra de Maria da Penha

Da Redação - Patrícia Neves

08 Ago 2019 - 11:25

Foto: Assessoria

Projeto foi idealizado pela primeira-dama de Cuiabá

Projeto foi idealizado pela primeira-dama de Cuiabá

O programa Qualifica Cuiabá 300 anos será destaque no evento promovido pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), que vai debater os 13 anos da Lei Maria da Penha. O “Colóquio dos 13 anos de Maria da Penha” contará com um circuito de palestras e será realizado sexta-feira (9), no Teatro Zulmira Canavarros, e contará com a presença da própria Maria da Penha.

Leia Mais:
“Qualifica 300” amplia oferta e disponibiliza três mil vagas em cursos profissionalizantes

Conforme a Prefeitura de Cuiabá, a primeira-dama Márcia Pinheiro terá assento no dispositivo principal em função de ser idealizadora do programa que leva cursos de qualificação profissional gratuito como a principal ação municipal no combate à violência doméstica. As ações terão destaque durante o evento. Somente em 2019, mais de três mil vagas foram disponibilizadas com cursos profissionalizantes sem custo algum. 

“Nós temos dados que comprovam que desde a criação do Qualifica 300, a violência doméstica diminuiu na Capital, segundo a Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher. Então, eu vejo a importância de todas as instituições estarem unidas para discutir o combate da violência doméstica, cada qual com suas ações, porém que somam em um corrente para combatermos essa questão”, elencou Márcia Pinheiro.

O Qualifica 300, popularmente conhecido, tem sido destaque nacional de política pública de combate à violência contra mulher. A primeira-dama Márcia Pinheiro, idealizadora do projeto, tem levado os resultados e as diretrizes do projeto em eventos de expressão nacional no intuito de apresentar como modelo de solução para amenizar os casos de violência doméstica.

“Discutimos em Brasília, recentemente, a violência doméstica e vimos que 6 a cada 10 mulheres vítimas de violência dependem financeiramente de seus maridos e nisso vem o nosso projeto que oferece capacitação em inúmeras áreas para que elas possam ser independentes financeiramente e não se sujeitarem a determinadas situações como violência verbal, psicológica, física, em casos extremos chegando até o feminicídio”, destacou.

O evento terá stand com alunas já formadas do Qualifica 300, que possuem empreendimentos de sucesso, após a pouco mais de um ano do término do cursos. Os cases de sucesso do programa são acompanhados pelos Centros de Referência em Assistência Social. 
Sitevip Internet