Olhar Direto

Quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Notícias / Cidades

Família de capivaras é flagrada atravessando faixa de pedestres em Cuiabá; vídeo

Da Redação - Wesley Santiago

13 Ago 2019 - 08:45

Foto: Reprodução

Família de capivaras é flagrada atravessando faixa de pedestres em Cuiabá; vídeo
Um vídeo que circula pelas redes sociais mostra uma família de capivaras atravessando a avenida André Maggi, em Cuiabá, em frente a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, na faixa de pedestres. A cena foi registrada na semana passada.

Leia mais:
Vídeo flagra jacaré atravessando via em frente ao Parque das Águas
Cachorro é morto por jacaré no Parque das Águas após buscar graveto jogado por dono

Quem flagrou o momento foi a médica veterinária especializada em animais silvestres, Danny Moraes. A travessia ocorreu em horário de pico, na movimentada avenida.


 
Na publicação que fez no Instagram, a veterinária compara a cena à capa do álbum “Abbey Road”, dos Beatles. Ela chegou a chamar os animais de Beatles cuiabanos, em tom de brincadeira.

Foto: Reprodução
 
O local é próximo de onde, no ano passado, o jacaré (batizado de Celso) também atravessou uma faixa de pedestres.

 
A capivara é o maior roedor vegetariano do mundo, um animal adulto pode pesar 70 kg. Ela tem cabeça grande, orelhas pequenas e não possui cauda. O macho pode ser identificado por uma glândula sebácea, localizada no focinho.
 
A capivara se alimenta de capins e ervas comuns em várzeas e alagados. A espécie possui hábitos semi-aquáticos e é excelente mergulhadora, tendo inclusive pés com pequenas membranas. Ela se reproduz na água e a usa como defesa, escondendo-se de seus predadores. Por isso, a capivara pode permanecer submersa por alguns minutos.
 
A capivara pasta à procura de alimento. Ela é tolerante à vida em ambientes alterados pelo homem. Com hábitos diurnos e noturnos, a capivara vive em grupos, normalmente com cerca de 20 indivíduos.
 
Em algumas regiões, e até nas cidades pela falta de predadores, muitos grupos se tornam maiores e as populações ficam fora de controle. Por outro lado, entre as décadas de 60 e 70, as capivaras foram muito caçadas especialmente na região do Pantanal, quando eram comercializados a pele e o óleo do animal para uso medicinal. (Com informações do G1)

16 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • ZE NINGUEM
    14 Ago 2019 às 10:25

    SENSAAAAAAAAAAAAAAAAAAAACIONAL QUEM FEZ A COMPARACAO DAS CAPIVARAS COM OS BEATLES................ SENSAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAACIONAL.

  • Zé Brumado
    14 Ago 2019 às 09:24

    Vejo aqui que quando manifestamos em favor dos animais, dizendo que eles devem ser retirados desse local e levados para seu habitat natural, algumas pessoas manifestam contra. Pensa como há pessoas idiotas, heim?

  • Gladston
    13 Ago 2019 às 19:00

    Depois do jacaré foi a vez das capivaras do Parque das Águas irem à Assembléia Legislativa de MT pedir para que os "nossos" deputados parem de jogar seus dejetos na lagoa onde eles vivem.

  • Edalberto Simbo
    13 Ago 2019 às 16:17

    Vamos montar uma escolinha do Detran lá, para pedestres,motoristas e motociclista,para ver se eles aprendem com os animais.

  • Helio Alves Batista
    13 Ago 2019 às 14:43

    Foram ver se o governo pagou o salario de Julho, com o RGA.

  • foreign cuiabano from pedregal
    13 Ago 2019 às 11:46

    Come Together The Beatles Here come old flat top He come groovin up slowly He got joo joo eyeballs He one holy roller He got hair down to his knee Got to be a joker He just do what he please He wear no shoeshine He got toe jam football He got monkey finger He shoot Coca-Cola He say I know you, you know me One thing I can tell you is You got to be free Come together, right now Over me He bad production He got walrus gumboot He got Ono sideboard He one spinal cracker He got feet down below his knee Hold you in his armchair You can feel his disease Come together, right now Over me He roller coaster He got early warning He got muddy water He one Mojo filter He say…

  • Bainho
    13 Ago 2019 às 11:39

    Li em outro site que uma capivara foi atropelada e morreu, tentando cruzar uma avenida que passa ao lado do Parque Tia Nair. Se não cuidarem de mudar esses animais para a zona rural, próximo ao rio, lago, córrego, a tendência será a sua extinção na cidade.

  • Luis Flávio
    13 Ago 2019 às 11:20

    Será que o ser humano aprende algo com isso

  • cartin
    13 Ago 2019 às 10:51

    - donde queles são? - de Poconé - Ô povo feio

  • Juca
    13 Ago 2019 às 10:36

    Esses animais devem ser recolhidos e levados para um rio, lago, córrego onde há mata, seu habitat natural.