Olhar Direto

Sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Notícias / Cidades

Presidente teme retaliações de faccionados a agentes penitenciários após 'limpa' em celas

Da Redação - Wesley Santiago

14 Ago 2019 - 08:12

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Presidente teme retaliações de faccionados a agentes penitenciários após 'limpa' em celas
A presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindspen), Jacira Maria da Costa, cobrou estado de alertou dos profissionais a partir desta terça-feira (13), após uma operação intensiva de revista geral na carceragem da Penitenciária Central do Estado (PCE) ser deflagrada com o objetivo de fortalecer as ações de enfrentamento a crimes que possam ser cometidos dentro da unidade penal, além de se antecipar a possíveis atos delituosos. Segundo ela, há possibilidade de que faccionados possam retaliar a ação.

Leia mais:
Agentes fazem ‘limpa’ e retiram TVs, ventiladores e outros materiais da PCE; presos se ‘revoltam’
 
“Queremos dizer aos agentes para tomar cuidado com retaliação por esta operação. Sair com cautela de casa, não ir a bares, não sair com uniformes. Quando chegar em casa, sugerimos dar uma rodada antes de entrar. Quando tem este tipo de operação, existe a retaliação dos que estão com excesso de regalias. Para manter este excesso, eles irão ao ponto de dar alguma ordem que venha atingir o servidor aqui fora”, explicou a presidente em entrevista ao Olhar Direto.
 
A presidente ainda lembra que toda ação tem uma reação. “A ação hoje é do Estado estar lá presente. Eles não querem isto. Sempre fizemos este trabalho de revista, tirando celulares, drogas e outros ilícitos. Agora, a operação é para retirar materiais, coisas que ao longo dos anos foram entrando”.
 
A operação teve início às 9h desta terça-feira com revista minuciosa em todos os raios e celas da unidade prisional. Serão verificadas também as condições estruturais da área da carceragem e será feita a retirada de produtos que estão em desconformidade com o Manual de Procedimento Operacional Padrão do Sistema Penitenciário. Após a revista geral será iniciada a reforma nas celas dos raios 1,2,3 e 4.

Entre os materiais em excesso que estão sendo retirados, segundo o Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindspen), estão televisores, ventiladores, prestobarba, sanduicheiras e outros eletrodomésticos. “É uma limpa. O excesso atrapalha o trabalho de revista dentro da unidade. É até uma questão de saúde, temos um número alarmante de doenças infectos contagiosas”, disse a presidente do Sindspen, Jacira Maria da Costa.
 
“Nosso objetivo maior é garantir a segurança da unidade, de acordo com a legalidade devida, frustrando qualquer tentativa que possa afetar a segurança da unidade prisional e criar oportunidades de prática delituosa”, destacou o secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante.
 
Durante esta semana estão suspensas as visitas aos reeducandos, assim como o atendimento a advogados e defensores públicos. Apenas as escoltas emergenciais, em caso de saúde, serão realizadas.
 
A secretaria esclarece ainda que não houve intercorrência nas atividades de revista e tampouco foram registradas agressões ou morte.

5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Poste
    15 Ago 2019 às 02:48

    O poste mijando no cachorro! Por isso estamos nessa situação, o presidente com medo? Vergonhoso! Tem que mostrar para bandido que se tocar na guarda vai ter outro limpa!

  • Stive
    14 Ago 2019 às 10:40

    Mais uma querendo crescer nas costas dos Agepens. Infelizmente falta muita inteligência pra se pronunciar. Todos são profissionais e sabem de suas condutas, agora lançar um alerta aos profissionais é o mesmo que ensinar pessoas a se alimentar.

  • Ana
    14 Ago 2019 às 09:28

    desde quando agepen é pulissa cidadão.

  • P
    14 Ago 2019 às 09:25

    Achei que retirar objetos perigosos e fazer revista para procurar celulares e drogas, muito bom esse procedimento, mas, retirar ventiladores com esse clima de MT, achei uma medida de vingança.

  • Zé Brumado
    14 Ago 2019 às 08:52

    Essa mulher expressa de forma duvidosa quanto sua conduta como policial.

Sitevip Internet