Olhar Direto

Domingo, 08 de dezembro de 2019

Notícias / Cidades

Fogo consome Parque Nacional de Chapada dos Guimarães há cinco dias e já percorreu 15 km

Da Redação - Fabiana Mendes

13 Ago 2019 - 16:47

Foto: Reprodução

Fogo consome Parque Nacional de Chapada dos Guimarães há cinco dias e já percorreu 15 km
O Corpo de Bombeiros combate há cinco dias um incêndio no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. O fogo começou na última sexta-feira (9) e já percorreu 15 quilômetros. Cerca de 30 brigadistas atuam na região. Com a persistência do ar seco e a diminuição dos volumes de chuva, o número de incêndios e queimadas aumenta consideravelmente.

Leia mais:
Bombeiros contêm parte de incêndio e continuam combate na Serra Ricardo Franco

O auxilio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e de três unidades vizinhas dos bombeiros já foi solicitado. A previsão é que todos cheguem ao local até a próxima quinta-feira (15).



Vale lembrar que o período proibitivo começou no dia 15 de julho e deve seguir até o dia 15 de setembro, podendo ser prorrogado. De janeiro a 7 agosto deste ano, Mato Grosso registrou 9.879 focos de calor.

Isso significa um aumento de 51% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram houve 6.529 registros, conforme consulta no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Chico Bento
    14 Ago 2019 às 09:16

    O Parque Estadual Serra de Ricardo Franco também está ardendo em fogo. Alias, todos os anos os parques nacionais e estaduais ardem em fogo, pois não há quem cuide. Porém se um pobre coitado produtor rural por descuido deixar que um fogo corra em sua propriedade, a multa aplicada pelos órgãos de fiscalização ambiental é um valor impagável, além de outras sanções que acabam de vez com a vida do cidadão.

  • Bacana
    13 Ago 2019 às 22:50

    Faço esse trajeto diariamente todos os anos. Mesma época. Mesmos locais.. mesmos coitados tentando apagar o fogo.. . A duvida sempre foi!! Quem?? Pq? E quem lucra com isso? Não é coisa de bituca de cigarro. É criminoso.. mas nunca acham nada.. Pq?

Sitevip Internet