Olhar Direto

Quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Notícias / Cidades

Incêndio se espalha por 30 km e fecha ponto turístico em Chapada dos Guimarães

Da Redação - Wesley Santiago

14 Ago 2019 - 15:00

Foto: Reprodução

Incêndio se espalha por 30 km e fecha ponto turístico em Chapada dos Guimarães
O incêndio no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães (64 quilômetros de Cuiabá), que começou na última sexta-feira (09), continua a devastar a região. As chamas já percorreram 30 quilômetros e também provocaram o fechamento de pontos turísticos do local. Quatro frentes de trabalho foram instaladas para tentar conter os estragos.

Leia mais:
Fogo consome Parque Nacional de Chapada dos Guimarães há cinco dias e já percorreu 15 km
 
Desde 09 de agosto, o incêndio se instalou no parque. Porém, as chamas começaram nas proximidades do distrito de Água Fria, na zona rural de Chapada dos Guimarães. Desde o sábado, o atrativo Cidade de Pedra foi fechado para segurança dos visitantes. Em 12 de agosto, também foi preciso fechar o Vale do Rio Claro.
 
O fogo já percorreu 30 quilômetros, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que tem uma brigada atuando junto a equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Corpo de Bombeiros. No total, mais de 7% do parque já foi afetado.


 
O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é Unidade de Conservação Federal com 33 mil hectares, localizada nos municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães, MT. Criado em abril de 1989, o parque protege amostras significativas dos ecossistemas locais e assegura a preservação dos recursos naturais e sítios arqueológicos existentes, proporcionando uso adequado para visitação, educação e pesquisa.
 
O ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade é autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, responsável pela administração, proteção e fiscalização das Unidades de Conservação da União.

Vale lembrar que o período proibitivo começou no dia 15 de julho e deve seguir até o dia 15 de setembro, podendo ser prorrogado. De janeiro a 7 agosto deste ano, Mato Grosso registrou 9.879 focos de calor.

Isso significa um aumento de 51% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram houve 6.529 registros, conforme consulta no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

7 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Nelson
    15 Ago 2019 às 07:55

    Bia primeiro leia a matéria e se instrua a respeito da função de cada instituição. A matéria diz que o fogo começou no distrito de Água Fria que é Área de Proteção Ambiental de Chapada dos Guimarães criada e administrada pelo governo do estado de Mato Grosso. A função de prevenção e combate aos incêndios florestais é do Corpo de Bombeiros. Quando o incêndio florestal estava sem controle e entrou no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães que é uma unidade de conservação administrada pelo ICMBIO a prevenção e o combate é função da brigada da unidade de conservação. Quando necessário o Corpo de Bombeiros e o ICMBIO acionam a brigada do IBAMA através do Centro Integrado Multi agências CIMAN que em Mato Grosso é coordenado pelo Corpo de Bombeiros. Agora incompetência é o povo colocar fogo na vegetação com o clima seco que faz no estado esta época do ano. Bia em vez de criticar vai ajudar no combate aos incêndios como voluntária.

  • Dito Cujo
    14 Ago 2019 às 21:51

    Deveria se investir mais em aviões antiincêndio,daqueles que pousam na água pra encher o reservatório e jogar no fogo.

  • Carlos
    14 Ago 2019 às 19:18

    Será que o PARNA de Chapada tem 30 Km por 30 Km?????????

  • Ana
    14 Ago 2019 às 16:05

    CADE O HELICOPTERO PARA JOGAR AGUA.

  • Bia
    14 Ago 2019 às 15:56

    Sera que o ibama sera multado. Todo ano a mesma incompetência

  • Kaca
    14 Ago 2019 às 15:28

    Que tristeza. Todo ano a mesma coisa. Algum ser "jênio" põe fogo na roça, depois os coitados dos bombeiros é que têm de enfiar a cara no fogo pra apagar. Fora o ar, que fica irrespirável.

  • nilton
    14 Ago 2019 às 15:22

    privatiza que resolve

Sitevip Internet