Olhar Direto

Quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Notícias / Cidades

Em carta, presos denunciam tortura e falta de assistência médica na PCE

Da Redação - Fabiana Mendes

14 Ago 2019 - 17:00

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Em carta, presos denunciam tortura e falta de assistência médica na PCE
Detentos da Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá, denunciaram, por meio de uma carta escrita à mão, tortura supostamente cometida por parte dos agentes prisionais e falta de assistência médica. O documento, escrito em julho, possui assinaturas de 1.512 detentos. A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) informou que ainda não teve conhecimento da carta. 

Leia mais:
Vídeo mostra força-tarefa entrando na PCE durante a madrugada; presos ameaçam reagir com 'salve'

“Os agentes entram nos raios para fazer geral, chegam dando tiros, jogando bombas, spray de pimenta, agredindo presos, com essas atitudes presos caem e se machucam, além de danos causados pelas balas de borracha. Teve um caso que eles mataram um preso, atiraram na nuca dele, com munição letal, onde o mesmo morreu na hora”, diz trecho da carta.

Sobre assistência médica, eles pontuam que não atende a demanda do sistema prisional. “Ou seja, por mais que os profissionais da saúde se esforcem, eles não conseguem atender 10% dos que necessitam de atendimento. Pior de tudo é que proibiram receitas particulares, com isso tem preso morrendo dentro do presídio, não tem remédio”, acrescenta o documento.

Ao Olhar Direto, a assessoria do Tribunal de Justiça informou que o juiz da Vara de Execuções Penais, Geraldo Fidelis, encaminhou a denúncia para apuração por parte do Ministério Público.

Em trecho da carta, detentos denunciam maus tratos dentro da PCE — Foto: Reprodução

Em carta, presos denunciam precariedade nos atendimentos de médicos — Foto: Reprodução

8 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Antonio dert
    15 Ago 2019 às 10:28

    Dora Aventureira lembrando que nosso sistema penal (como muitos outros) não consegue acertar 100%, logo, ali no meio também há pessoas inocentes que estão puxando cadeia, pessoas que não pagaram pensão por algum motivo, entre

  • Aderbal Ratzinger
    15 Ago 2019 às 08:23

    Dia após dia o cidadão de bem sofre com o atendimento falho no sistema público de saúde, por falta de estrutura e falta de profissionais. Ora, se o cidadão de bem passa por isso porque é que um delinquente/marginal não pode passar? Os presos são desiguais, devem ser tratados na medida de suas desigualdades. Se quisessem bom tratamento não eram criminosos/bandidos e não estariam encarcerados. Ver a notícia de uma carta como essa é enojador, bandido tratado a pão de ló volta a cometer crime somente para voltar ao hotel público.

  • Gladston
    15 Ago 2019 às 07:22

    "Tortura e falta de assistência médica" enfrentamos aqui fora também com a forma que somos tratados pelos políticos. A diferença é que quem está sofrendo com isso aqui fora, é o cidadão de bem que está trabalhando pagando impostos para a manutenção dos detentos, SEM COMETERMOS CRIME ALGUM! MP, quer tortura maior do que essa??

  • Michele
    15 Ago 2019 às 06:45

    Não quer passar por isso, não cometa crime tá okey? Pô...

  • Polyana
    14 Ago 2019 às 20:10

    Acho e pouco, só não cometer crime que não vai preso, Bandido Bom e Bandido Morto.

  • Paula
    14 Ago 2019 às 19:15

    Médico pra atender num lugar desse, tem que ter muita coragem, pois o Estado paga mal e não oferece condições mínimas de trabalho para os mesmos.

  • Dora Aventureira
    14 Ago 2019 às 18:25

    Uai... Vcs foram bonzinhos com suas vítimas né? Ah se Las Ca. Carandiru neles!

  • Ares
    14 Ago 2019 às 17:14

    Trabalhar e estudar que é bom nem pensar né se não quer ir preso só não matar não roubar não traficar não estuprar a era do pt partido que adora um bandido já foi acabou

Sitevip Internet