Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

PAUTA-BOMBA

Governador pede que PF investigue pescadores profissionais e defende aprovação da Cota Zero

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Governador pede que PF investigue pescadores profissionais e defende aprovação da Cota Zero
Considerada uma das pautas mais polêmicas a ser votada pela Assembleia Legislativa neste 2º semestre, o Projeto de Lei nº 668/2019, chamado de ‘Cota Zero’, foi amplamente defendido pelo governador Mauro Mendes (DEM) nesta quarta-feira (14).  Autor da iniciativa, o chefe do Executivo rebateu uma das principais queixas com relação ao texto, de que a matéria afetaria milhares de pessoas que vivem da pesca no Estado, e pediu que a Polícia Federal e o Ministério Público investiguem o alto número de “pescadores profissionais” em Mato Grosso.


Leia mais:
Cota zero não afeta ribeirinhos e deve revigorar turismo de pesca em MT, defende Sema

“Temos mais de 100 mil pescadores profissionais em Mato Grosso e dados que mostram que muitos são empresários, funcionários públicos e nem de longe vivem da pesca. Isso é problema da Polícia Federal e do Ministério Público. Isso é crime”, declarou o governador, durante o lançamento do sistema Imagens Planet, no Palácio Paiaguás.

Se aprovado, o ‘Cota Zero’ irá proibir, a partir de 2020, o transporte de peixes nativos nos rios de Mato Grosso pelo período de cinco anos. A pesca não ficará proibida, mas o abate para consumo exclusivo só poderá ser realizado no local da captura.

O projeto enfrenta forte resistência dos deputados. Duas audiências públicas já foram realizadas para discutir o tema e lotaram a Casa de Leis. Entre os segmentos contrários à proposta do Governo está o do turismo da pesca.

Proprietários de empresas e donos de pousadas em municípios que exploram a atividade protestam contra a medida alegando que não há tempo suficiente para se adaptarem a mudança.

O governador, no entanto, garante que a aprovação do PL, além de combater a degradação dos rios e garantir a sobrevivência das espécies nativas, irá fomentar o turismo no Pantanal.

“É muito comum a gente ouvir relatos de pessoas que foram ao rio pescar e não conseguiu pegar absolutamente nada. Já houve uma degradação muito grande. O turismo da pesca tem um gigantesco potencial. Mais de 100 mil brasileiros se deslocam por ano para a Argentina para pescar, porque lá tem peixe. Aqui em Mato Grosso, a única pousada com 100% de lotação durante todo o ano, é um lugar em que você pode pescar, mas não pode transportar. É uma janela de oportunidade, estamos há décadas falando do turismo no Pantanal e ele ainda é pífio perante as nossas potencialidades”, pontuou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet