Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Meio Ambiente

JÁ DURA 8 DIAS

Incêndio em Parque de Chapada já atingiu área equivalente a 5 mil campos de futebol

Foto: Comitê do Fogo

Incêndio em Parque de Chapada já atingiu área equivalente a 5 mil campos de futebol
O incêndio que devasta o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães desde o dia 9 de agosto já atingiu uma área equivalente a 5 mil campos de futebol. O incêndio florestal teve início no dia 8, próximo ao distrito de Água Fria, zona rural de Chapada dos Guimarães (a 64 km de Cuiabá). No total, o fogo destruiu mais de 9,5 mil hectares e, segundo boletim informativo, já está controlado.


Leia mais:
Bombeiros atendem 22 casos de incêndio em vegetação por dia com tempo seco

Os brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e do Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Corpo de Bombeiros Militar trabalham no combate ao incêndio. Na quinta-feira (15), os trabalhos foram na cabeça do incêndio, localizado na nascente do Rio Claro. No período da tarde e noite, o combate foi indireto ao incêndio, na região da Cidade de Pedra.

Ainda na quinta-feira e também na sexta-feira (16), foram realizados sobrevoos de avaliação e lançamento de água. Ao todo, quatro aeronaves contratadas pelo ICMBio dão apoio aéreo.

Por conta do incêndio, os atrativos turísticos da Cidades das Pedras e Vale do Rio Claro tiveram que ser fechados para visitação por motivos de segurança a partir dos dias 10 e 12, respectivamente.

O período proibitivo de queimadas teve início em julho e se estende até o dia 15 de setembro, podendo ser prorrogado. Entre janeiro e o dia 7 de agosto, o estado registrou 9.879 focos de calor. O número representa um aumento de 51% se comparado ao mesmo período em 2018, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O Parque Nacional de Chapada dos Guimarães foi criado em abril de 1989 a partir da Lei 97.656. No total, são 32,6 mil hectares, localizados entre os municípios de Cuiabá e Chapada. O parque protege amostras significativas dos ecossistemas locais e assegura a preservação dos recursos naturais e sítios arqueológicos existentes, proporcionando uso adequado para visitação, educação e pesquisa.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet