Olhar Direto

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Cidades

queimadas

Fumaça de Mato Grosso contribuiu para transformar dia em noite em São Paulo

Fumaça de Mato Grosso contribuiu para transformar dia em noite em São Paulo
Se você percebeu que o dia aparenta estar nublado e pensou se tratar de uma ‘virada no tempo’, não engane. O tempo ‘fechado’ é causado por um corredor de fumaça proveniente das queimadas na Amazônia, que vem descendo pela América do Sul desde a semana passada, atingindo o Centro Oeste, Sudeste e Sul do Brasil.

 
Comum no período de seca, entre agosto e setembro, o fenômeno chamou atenção depois que atingiu o estado de São Paulo e escureceu a região da capital paulista, por volta das 15h30. Isso ocorreu por conta do encontro de uma frente fria com os ventos provenientes das queimadas, que trouxeram o material particulado em suspensão no ar.

Leia mais:
Cuiabanos comemoram chuva, mas previsão aponta dias de seca com máxima de 41ºC

Segundo o Boletim Informativo do Batalhão de Emergências Ambientais do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, o estado apresentou 41% de aumento no número de focos de calor, em 2019, em comparação com o mesmo período de 2018. O major Antônio Marco Guimarães, do BEA, afirma que o aumento da umidade e a redução da temperatura causam apenas um alívio temporário já que “a previsão para a próxima semana é de temperaturas altas e ar seco”.
 
Apenas na área atendida pelo Comando Regional 1 (Cuiabá, Várzea Grande e Baixada Cuiabana), foram atendidas 38 ocorrências de incêndio em terreno urbano no fim de semana. Em todo o estado foram 651 focos de calor (incêndios florestais) registrados entre os dias 16 e 18.
 
Na segunda-feira, o Batalhão de Emergências Ambientais combateu dois incêndios de grandes proporções em áreas de conservação. Um no Parque Estadual Serra de Ricardo Franco (oeste do estado) e outro na Serra da Petrovina (no sul). Nas áreas rurais, utilizar fogo para limpeza e manejo é crime passível de seis meses a quatro anos de prisão, com multas que podem variar entre R$ 1 mil e R$ 7,5 mil (pastagem e agricultura) por hectare.

Em entrevista ao UOL por e-mail, o argentino Santiago Gasso, pesquisador da Nasa, a agência espacial norte-americana, conta que o fenômeno do "corredor de fumaça" não ocorreu nos últimos anos e depende de muitos fatores para se formar.
 
"Incêndios sempre acontecem nesta época do ano. Mas o corredor da fumaça não se forma todos os anos por razões que incluem o número de incêndios e sua intensidade, o tipo de combustível, a umidade no solo e questões meteorológicas", afirma o especialista.
 

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet