Olhar Direto

Sábado, 21 de setembro de 2019

Notícias / Política MT

Ministro sobrevoa queimadas com Mendes e afirma que parte dos incêndios em MT é criminosa

Da Redação - Carlos Gustavo Dorileo / Do Local - Erika Oliveira

21 Ago 2019 - 18:42

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Ministro sobrevoa queimadas com Mendes e afirma que parte dos incêndios em MT é criminosa
Em visita a Mato Grosso para fazer uma vistoria in loco em pontos de queimadas, na tarde desta quarta-feira (21), o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, declarou que grande parte do fogo na vegetação nos arredores de Cuiabá tem origem criminosa. A entrevista foi concedida horas após o presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmar que ONGs estariam por trás dos incêndios na região amazônica para prejudicar a imagem do governo.

Leia também
Governo promete pagar pendências no corte de pontos dos professores até terça


O voo foi feito ao lado de Mauro Mendes (DEM) e da secretária de Meio Ambiente, Mauren Lazaretti. Questionado sobre as declarações de Bolsonaro, o governador defendeu que se investigue a origem dos incêndios. “Seguramente é possível que tenha pessoas por trás dessas ações, porque o fogo não começa de maneira espontânea. Agora, se essas pessoas são cidadãos comuns, se são produtores, se são ligados a ONGs, é uma investigação poderá levar a esse resultado”.
  
O ministro também não quis apontar quem seriam os responsáveis pelos incêndios. “Em todos os pontos que vimos, alguns locais são de fogo intencional e em outros o fogo incidental. Aqui na cidade, pelo menos no perímetro urbano é de fogo colocado proposital, como foi observado também pelo governador, o que é muito ruim para saúde da cidade”, afirmou o ministro.

O Estado do Mato Grosso lidera o ranking de queimadas na Amazônia, com aproximadamente 14 mil focos de calor acumulados em todo ano, segundo levantamento feito pelo Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe).

A situação em Mato Grosso é de alerta ambiental, com várias regiões do Estado registrando a temperatura de 38° nos últimos dias. O clima quente acaba favorecendo o aumento de queimadas.

O Corpo de Bombeiros já comunicou que precisa de mais apoio e vê mostrou preocupação com o bloqueio do Fundo Amazônia.

9 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • D.O.A
    22 Ago 2019 às 14:51

    Desativar seu garimpo ali no Morro de Sao Geronimo nada neh..os peixes daqueles corregos ali perto ja tao nascendo com tres olhos de tanto mercurio na agua.

  • Ana Carolina
    22 Ago 2019 às 14:29

    Ao invés de ficar sobrevoando, faça alguma coisa. Faça também pela Amazônia.

  • LUIS
    22 Ago 2019 às 13:33

    É sério que eles sobrevoaram os arredores de Cuiabá prá tentar entender e justificar as queimadas gigantescas na amazônia? Em outro bioma totalmente diferente do cerrado? Isso é má-fé mesmo. Falta de interesse em encarar o problema com seriedade. Não se confunde queimadas no cerrado com queimadas na amazônia. Queimadas urbanas ou próxima a cidades é uma coisa queimadas em áreas florestais remotas é outra.

  • romildogoncalves@hotmail.com
    22 Ago 2019 às 12:32

    NÃO SENHOR MINISTRO , NÃO VAMOS CULPAR TERCEIRO PELO FOGO FLORESTAL, A QUESTÃO É QUE OS GOVERNOS ESTADUIAS , MUNICÍPAIS E FEDERAL NÃO FIZERÃO ACEIRO PREVENTIVO NAS MARGENS DE VIAS PÚBLICAS RESPONSAVEIS POR 60% DO FOGO FLORESTAL NO PAÍS, NÃO CAPACITAÇÃO BRIGADISTAS EM POLOS ESTRATÉGICOS E NÃO FORTALECERAM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL JUNTO AS POPULAÇÕES HUMANAS E EM ESPECIAL A POPULAÇÃO HUMANA QUE RESIDEM NO MEIO RURAL. TRABALHO A TRES DÉCADAS NA LINHA DE AÇÃO PESQUISANDO E ORIENTANDO A SOCIEDADE QUANTO AO USO RACIONAL DO MEIO AMBIENTE. É EVIDENTE QUE HOUVE UM DESCASO DESLEIXO COM O MEIO AMBIENTE NA ÚLTIMA DÉCADA E A BOMBA VEIO ESTOU NO NOVO GOVERNO QUE LITERALMENTE NÃO TEM CULPA PELO DESASTRE PREVISVEL E EVITAVEL. MAS FICA A LIÇÃO. AGORA CULPAR TERCEIRO POR EQUIVOCO DOS GESTORES PUBLICOS É UM GRANDE E INADIMISSIVEL ERRO

  • cidão
    22 Ago 2019 às 08:10

    Com certeza. Foi só fechar o fundo da amazônia (mamata) que os índices de incêndios aumentaram. Passaram a computar até queimada em terreno baldio pra aumentar a falácia. Só não dizem que não chove em Mato Grosso a mais de 110 dias.

  • Francisco
    22 Ago 2019 às 08:08

    Eu acredito no Ministro, em grande parte as queimadas são criminosas mesmo. O Estado tem que trabalhar mais, só mídia não da resultado efetivo ademais, boa parcela da população já não aceita cabresto...

  • Cesinha
    21 Ago 2019 às 21:20

    Mostrou seu garimpo na Chapada Governador!!! ???

  • Jornalista Netao do Araguaia
    21 Ago 2019 às 19:19

    Essa turma do Bozo quer achar um culpado pela incompetência deles. Sai fora desse governo federal Mauro, eles não querem o melhor para MT.

  • Kevin
    21 Ago 2019 às 19:04

    Claro! Vamos fazer uma minusciosa pesquisa in loco para encontrar as causas dos incêndios na Amazônia. Mas onde? Que tal começarmos em Cuiabá e depois generalizarmos? Excelente idéia.

Sitevip Internet