Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

SERVIDORES PÚBLICOS

Projeto determina criação de programa de doação de medula óssea em Mato Grosso

Foto: Internet/Legado Brasil

Projeto determina criação de programa de doação de medula óssea em Mato Grosso
Projeto de lei do deputado estadual Dr. Gimenez determina a criação de um programa de doação de medula óssea em Mato Grosso. A proposta visa estimular os servidores públicos do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário a se tornarem doadores. O projeto foi apresentado na sessão ordinária de quinta-feira (22).


Leia mais:
Projeto de lei exige 30% de produtos orgânicos em alimentação hospitalar

"O objetivo é ampliar o banco de dados de doadores e com isso salvar vidas. Essa proposta surgiu porque estamos muito sensibilizados com a morte de um jovem médico, o Dr. Bruno Alves de Araújo, que era morador de São José dos Quatro Marcos. Ele morreu recentemente de leucemia, aos 28 anos, após lutar bravamente pela vida", explica o autor do projeto.

O MT Hemocentro ficará responsável pela campanha de divulgação e esclarecimentos junto aos servidores, com a finalidade de estimular a doação e elaborar o cadastramento dos doadores voluntários. Além disso, a instituição definirá os locais de coleta ou enviará uma unidade móvel (ônibus) até os órgãos estaduais em dia previamente agendado.

A carteira de doador de medula óssea garantirá dois dias de folga, sem prejuízo de remuneração ou ao banco de horas, podendo ser usufruído no período de férias, mas de modo a não atrapalhar a continuidade dos serviços públicos. Os servidores que já são doadores poderão usufruir do mesmo direito mediante comprovação de registro junto ao Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).

A iniciativa pode aumentar o banco do Redome, de acordo com o deputado. A chance de um brasileiro localizar um doador em território nacional é 30 vezes maior em relação à possibilidade de encontrá-lo no exterior em razão das características genéticas. Apenas cerca de 30% das famílias apenas possuem um doador ideal (irmão), ou seja, a maioria dos pacientes precisa identificar um doador alternativo.

Quando não há um doador aparentado (irmão ou parente próximo), a solução para o transplante de medula é procurar um doador compatível entre os grupos étnicos (brancos, negros, amarelos, etc) semelhantes. Com o objetivo de facilitar, essas informações ficam reunidas no Redome.

Laços de sangue

O médico Bruno morreu na madrugada de domingo (18) e contou com apoio de milhares de pessoas que se engajaram na campanha Laços de Sangue, dos quais mais de 100 doadores se dispuseram a vir a Cuiabá para a coleta de sangue para o cadastro no Redome.

Bruno foi diagnosticado com leucemia em janeiro de 2018. Fez o transplante tendo o irmão como doador, na época, no entanto a doença voltou em junho deste ano e ele estava em quimioterapia em São José do Rio Preto (SP) a espera de um novo doador compatível. A probabilidade de compatibilidade é de uma em 100 mil, o que reforça a necessidade de maior adesão de voluntários doadores.

MT Hemocentro

Atualmente possui apenas 16 unidades de coleta e 29 agências transfusionais para os 141 municípios. Para doação de medula óssea, o doador precisa vir à unidade central, na Rua 13 de Junho, em Cuiabá, o que dificulta acessar o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Para mais informações ou agendamento de campanha para a coleta de doação, inclusive de medula óssea, é preciso entrar em contato por meio do número: (65) 3623-0044.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet