Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Terreno urbano

Fogo devasta área na saída para Chapada e ameaça condomínio; veja fotos e vídeos

26 Ago 2019 - 15:25

Da Redação - Thaís Fávaro/ Da Reportagem Local - Rogério Florentino

Foto: Rogério Florentino/ Olhar Direto

Fogo devasta área na saída para Chapada e ameaça condomínio; veja fotos e vídeos
O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 13h45 desta segunda-feira (26), para combater um incêndio de grandes proporções próximo à MT-251, estrada que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães. O fogo atinge um terreno urbano localizado nos fundos de um condomínio de apartamentos. Moradores tentam ajudar no trabalho dos bombeiros por receio de que o fogo se aproximo de centro de distribuição de gás do condomínio.


Leia mais
Bombeiros combatem incêndio no Parque Estadual Águas do Cuiabá

De acordo com o Corpo de Bombeiros, as equipes receberam diversos chamados informando sobre o incêndio. Um carro pipa da Defesa Civil Municipal foi designado para ajudar no combate as chamas.



De acordo com a apuração da equipe de reportagem do Olhar Direto, moradores do condomínio Chapada da Costa estão jogando baldes de água para tentar conter o fogo que se aproxima do centro de distribuição de gás do condomínio.

 

Marcos Antônio trabalha como segurança no condomínio e teme que as chamas atinjam os botijões de gás. “Não sei quem foi que colocou fogo nesse mato e do lado do mato tem os botijões de gás do condomínio. Se o fogo chegar no gás pode acontecer uma tragédia”, diz.



A ocorrência está em andamento.

Medida emergencial

O governador Mauro Mendes (DEM) afirmou que deve começar a aplicar embargos a propriedades onde for verificada a prática de desmatamento ilegal. A medida é resultado do desenvolvimento de um sistema de monitoramento via satélite. Ele ainda afirmou que irá se reunir na terça-feira (27) com o presidente Jair Bolsonaro (PSL) para buscar mais soluções para a defesa ambiental.

Casos
 
Um novo incêndio volta a ameaçar o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães (a 64 km de Cuiabá). As chamas começaram na tarde de quinta-feira (22), na margem direita da Rodovia Emanuel Pinheiro, MT-251, também conhecida como Estrada de Chapada.
 
O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é Unidade de Conservação Federal com 33 mil hectares, localizada nos municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães, MT. Criado em abril de 1989, o parque protege amostras significativas dos ecossistemas locais e assegura a preservação dos recursos naturais e sítios arqueológicos existentes, proporcionando uso adequado para visitação, educação e pesquisa.
 
O Corpo de Bombeiros também combate incêndio florestal no Parque Estadual Águas do Cuiabá, em Rosário Oeste e Nobres (104 e 122 km de Cuiabá), que começou na noite de sexta-feira (23).
 
Desde o início do ano, o Estado registrou mais de 14 mil focos de incêndio, maior índice dos últimos 7 anos. 
 A empresa se manifestou por meio de nota: confira:                
A MRV informa que acionou prontamente o Corpo de Bombeiros assim que soube da ocorrência, prestando a assistência possível para a rápida contenção das chamas. A companhia observa que trata-se de uma área de preservação permanente, lamentavelmente atingida pelo fogo, num período de forte estiagem e altas temperaturas. A construtora destaca ainda que orienta regularmente a síndicos e condôminos sobre os procedimentos a serem adotados em situações como essa, com o protocolo de segurança e cuidados necessários.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet