Olhar Direto

Quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Notícias / Cidades

Com mais de 1,6 mil casos em 11 estados, Cuiabá disponibiliza vacina contra o sarampo

Da Redação - José Lucas Salvani

29 Ago 2019 - 10:22

Foto: Gustavo Duarte

Com mais de 1,6 mil casos em 11 estados, Cuiabá disponibiliza vacina contra o sarampo
A Prefeitura de Cuiabá disponibiliza doses contra o sarampo em todas as salas vacinais, exceto as que estão em reforma. A medida preventiva chamada de “dose zero” segue a determinação do Ministério da Saúde e visa ser uma resposta rápida ao último boletim epidemiológico que apontou 1.680 casos confirmados de sarampo, em 11 estados brasileiros. Até o momento, nenhum caso foi confirmado na capital mato-grossense. 

Leia mais:
Com investimento de R$ 859 mil, nova UBS terá capacidade para 10 mil atendimentos por mês

A meta no país é vacinar 1,4 milhão de crianças. Desta forma, o Ministério da Saúde informou que irá enviar 1,6 milhão de doses para os estados. Entretanto, segundo a Responsável Técnica de Imunização (RT) de Cuiabá, Sandra Horn, é importante esclarecer que a chamada "dose zero" não substitui e não será considerada válida para fins do calendário nacional de vacinação da criança.

"Além dessa dose que está sendo aplicada agora, os pais e responsáveis devem levar os filhos para tomar a vacina tríplice viral (D1) aos 12 meses de idade (1ª dose); e aos 15 meses (2ªdose) para tomar a vacina tetra viral ou a tríplice viral + varicela, respeitando-se o intervalo de 30 dias entre as doses. Ou seja, a vacinação de rotina das crianças deve ser mantida independentemente de a criança ter tomada a "dose zero" da vacina", enfatizou. 

Em Cuiabá, a Secretaria de Saúde realiza rotineiramente por meio das unidades de Atenção Básica, ações de atualização do calendário Vacinal. Na rotina, a tríplice viral está disponível em todas as salas vacinais para crianças de 12 a 15 meses.  A vacina previne também contra rubéola e caxumba.

2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Orlando Antunes
    29 Ago 2019 às 15:09

    Votaram no Bolsonaro!? Aguentem caladinhos.

  • Orlando Antunes
    29 Ago 2019 às 14:26

    Enquanto pessoas passam fome e morrerem de sarampo Bozonaro quer nomear filho embaixador. Bem feito para quem votou nele.

Sitevip Internet