Olhar Direto

Sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Notícias / Política BR

Cacique Raoni afirma a Macron que Bolsonaro "incitou incêndios na Amazônia"

Da Redação - Wesley Santiago

27 Ago 2019 - 15:30

Foto: Thomas Samson / AFP

Cacique Raoni afirma a Macron que Bolsonaro
O líder indígena do Alto Xingu, na divisa entre Mato Grosso e o Pará, cacique Raoni Metuktire, reuniu-se na segunda-feira (27) com o presidente francês, Emmanuel Macron, e afirmou que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) incitou incêndios na Amazônia. As informações foram publicadas pela Veja.

Leia mais:
Cacique Raoni ganha apoio de Macron para construir muro de bambu no Xingu avaliado em 1 milhão de euros

“Falei com o presidente Macron sobre muitos temas e tivemos uma boa conversa. Pedi que nos ajude a preservar nossas terras”, disse.

De acordo com o cacique, na conversa ele afirmou que o presidente Jair Bolsonaro “incitou agricultores e empresas mineradoras a incendiarem a Amazônia”.

Em 7 de setembro, Raoni participará no Climax, reunião alternativa em Bordeaux, na França, com foco na Floresta Amazônica.

Reunido em Biarritz, sudoeste da França, o G7 prometeu, na segunda-feira, uma ajuda de 20 milhões de dólares – cerca de 83 milhões de reais – e o envio de aviões-tanque para combater os incêndios na Amazônia. O governo brasileiro, porém, afirmou que recusará a proposta, caso não haja um pedido de desculpas de Macron.

Em maio, o cacique ganhou apoio do presidente francês, Emmanuel Macron, para a construção de muros verdes feitos de bambu, para delinear a reserva do Xingu. O líder indígena do Alto Xingu, na divisa entre Mato Grosso e o Pará, estava na Europa em busca de um financiamento de um milhão de euros.

O chefe de Estado francês conversou por 45 minutos no Palácio do Eliseu com Raoni e com três outros líderes da Amazônia - Kailu, Tapy Yawalapiti e Bemoro Metuktire. Ao final da reunião, eles levantaram os braços nos degraus do Eliseu.

O objetivo desta viagem é lançar um SOS junto à opinião pública e aos líderes políticos para salvar a grande reserva do Xingu, uma enorme área de biodiversidade de cerca de 180.000 km2.
 
"Busco um milhão de euros para financiar muros verdes feitos de bambu, para delinear a grande reserva do Xingu, que tem sofrido com a intrusão permanente de traficantes de madeira e de animais, garimpeiros e caçadores, que vêm caçar em nossas terras", disse Raoni em uma entrevista ao ‘Le Parisien’.

Depois do encontro, a presidência disse que a França apoiaria o projeto de Raon", como parte de "seu compromisso com a biodiversidade e no âmbito da presidência do G7" este ano. Esse compromisso, incluindo financeiro, será anunciado posteriormente.
 
Por ocasião desta reunião, o governo francês anunciou que a França planeja sediar uma cúpula internacional de povos indígenas do mundo inteiro, provavelmente em junho de 2020.

33 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Jaimão da cohab nova
    28 Ago 2019 às 18:27

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • Guara-Pixé
    28 Ago 2019 às 14:20

    Indio quer tablet, celular, Hilux, Gasolina. Dá pra indio! Mim tem Direito do indio!

  • Gladston
    28 Ago 2019 às 14:19

    "Se índio beiço de pau feliz com presidente francês, que fique por lá!"

  • walter liz
    28 Ago 2019 às 14:09

    Alberto olho aberto, parece que voce esta correto, agora vejam só, o assunto de queimadas esta rolando ha 10 ou 15 dias se muito, o indio ja foi parar em Paris para difamar o Brasil, nesta edição colocam ai que varias marcas internacionais ja deixam de comprar couro do Brasil , ou são demais de organizados ou realmente é uma orquestração dessa esquerdalha para o quanto pior melhor para eles, que se dane o Brasil

  • RAONI SUPAPAU AÇU
    28 Ago 2019 às 13:56

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • Ângelo
    28 Ago 2019 às 13:47

    Como esses bolsominions são odiosos ... ao invés de sentirem orgulho do Brasil ser um dos poucos países do mundo que preserva e protege sua população autóctone, destilam todo o tipo de preconceito contra os índios. Pois saibam vocês, seus neofascistas, que as terras indígenas são protegidas pela constituição e que o presidente acéfalo de vocês não vai conseguir exterminar os índios ... e vocês ainda se dizem "cristãos" ? Vocês que elegeram esse indigente intelectual mal intencionado para comandar o país, terão que se responsabilizar moralmente por todo o sangue jorrado pelas vítimas desse discurso odiento que está institucionalizado ...

  • Moacir de Araujo jorge
    28 Ago 2019 às 13:45

    O Raoni esta com mais de 83 anos, ele ja nnao tem condições de agir por si, esta meio debilitado, esta sendo usado por essas ONGs pra fazer esses comentários, alem de ganhar muitos milhares de Euros do governo da França, que quer justificar o seu fracasso na França e usando esse tema como pano de fundo...a França esta fervilha do em greves, e possue a producao agrícola muito cara e por isso e subsidiada pelo governo, alem do islã estar atormentando a vida do povo.....tudo isso por ter um viés socialista....

  • Aline
    28 Ago 2019 às 13:22

    E as investigações de corrupção na Funai de Colíder ao qual ele é vinculado?

  • Junior
    28 Ago 2019 às 12:26

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • Véio Joaquim
    28 Ago 2019 às 10:30

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

Sitevip Internet