Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

FORÇA-TAREFA

Governo traça novas estratégias para intensificar combate aos incêndios e desmatamentos ilegais

Foto: Christiano Antonucci

Governo traça novas estratégias para intensificar combate aos incêndios e desmatamentos ilegais
Após prorrogação do período proibitivo de queimadas em Mato Grosso, os órgãos responsáveis pelas ações de comando, controle e proteção ao Meio Ambiente intensificaram as operações de combate a incêndios florestais e desmatamento ilegal e novas ações foram definidas durante reunião na última sexta-feira (30). Agora a força-tarefa conta também com o Exército Brasileiro.


Leia mais:
Incêndio atinge área no Aeroporto Marechal Rondon e região fica sem energia elétrica; fotos e vídeos

As Secretarias de Estado de Meio Ambiente (Sema) e de Segurança Pública (Sesp) e a Superintendência do Ibama em Mato Grosso já estão com 16 equipes em campo atuando em sete regiões da Amazônia. O Exército deverá auxiliar com o fornecimento de viaturas, instalação de bases e acampamentos de apoio e infraestrutura de comunicação para transmissão e recebimento de dados.

O chefe de Estado Maior da 13ª. Brigada do Exército Brasileiro, coronel Vladimir Tadeu Ferreira, explica que dentro do Decreto Federal de Garantia da Leia e da Ordem, a instituição está pronta para atuar, “prestando apoio de logística e segurança para que as equipes do Governo possam atuar com total liberdade”.

De acordo com a gestora da Sema, Mauren Lazzaretti, a Ação Integrada de Contenção de Desmatamentos e Queimadas no Bioma Amazônia terá tolerância zero com os crimes ambientais que forem identificados.

“Continuaremos com a ênfase de cobertura das ações de comando e controle em todo Estado, especialmente nas áreas já identificadas pela Plataforma de Monitoramento com Imagens de Satélite Planet. Seguimos na reunião planejando novas ações de comando e controle. Estamos ordenados de forma cooperada na ação para cessar o dano ambiental e assegurar a manutenção da floresta”, reforça a secretária.

Com Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT), Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Delegacia Especial de Meio Ambiente (Dema) e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) em campo, a Sesp atua no combate aos incêndios, repressão aos crimes, investigação, perícia e apoio logístico.

"Nossas estruturas de apoio logístico e operacional estão à disposição dessa grande operação determinada pelo governador Mauro Mendes para combater os incêndios florestais e desmatamento ilegal", garante Alexandre Bustamante, gestor da Sesp.
A parceria com o Governo Federal, por meio do Ibama, segue no Estado de Mato Grosso.

“O Ibama já trabalha de forma tanto preventiva como repressiva nessas ações de combate às queimadas e ao desmatamento ilegal, principalmente nas áreas de competência federal como os parques nacionais e as terras indígenas. Estamos fazendo esse trabalho conjunto com o Estado de Mato Grosso nesse período crítico para somar esforços e ter mais eficiência no combate aos crimes ambientais”, enfatiza o superintendente do Ibama em Mato Grosso, Gibson Almeida da Costa Junior.

Período proibitivo

O governador Mauro Mendes (DEM) decretou a prorrogação do período proibitivo de queimadas, além de suspender emissões de autorização de desmatamento em todo o Estado até o dia 30 de novembro. A medida, segundo o chefe do Executivo, foi tomada para que todo o esforço seja aplicado no combate às queimadas que estão acontecendo em Mato Grosso.

“Com isso vamos concentrar todas nossas energias, recursos, equipamentos para usarmos no combate a estes desmatamentos ilegais e no combate as queimadas que estão acontecendo no nosso Estado”, afirmou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet