Olhar Direto

Quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Notícias / Cidades

Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos aponta chance de chuva de 80% neste domingo

Da Redação - Patrícia Neves

01 Set 2019 - 11:04

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Cidade foi tomada por densa fumaça

Cidade foi tomada por densa fumaça

O Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) aponta que poderá chover neste domingo (1) em Cuiabá.  O instituto alerta que possibilidade de chuva é de 80%  e prevê ainda que a máxima para o domingo será de 36ºC. A estimativa difere dos dados divulgados no sábado (31) que apontavam o início de setembro com céu parcialmente nublado nessa região, mas sem chuvas. Ainda conforme o Centro,  48 cidades de Mato Grosso estão em alerta por conta do risco de fenômeno meteorológico dentro das próximas 72 horas.

Leia Mais:
Focos de calor aumentam 95% em Mato Grosso em relação ao mesmo período de 2018

Ainda para a capital, o  índice de UV previsto é de 10,   considerado altíssimo com risco de queimadura se houver  exposição ao sol sem proteção. O índice ultravioleta é um padrão internacional de medição da força de raios ultravioleta em um determinado lugar e tempo. A escala foi desenvolvida por cientistas canadenses em 1992, aprovada e padronizada pela Organização Mundial de Saúde e Organização Meteorológica Mundial em 1994.



No decorrer da semana, a temperatura ainda deve continuar alta, chegando na próxima quarta-feira (04) aos 40ºC.Já a mínima prevista para a data será de 22ºC.

Expectativa 

Mediante mais de 16 mil focos de calor registrados entre janeiro de agosto de 2019, conforme dados do Estudo do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) o que deixa a cidade imersa em uma cortina de fumaça,  a chuva é esperada com muita expectativa na capital do Estado.  Na semana passada, moradores dos bairros Jardim Califórnia e Distrito Industrial registraram chuva. 
Sitevip Internet