Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Após determinação do STF

Rosa Neide volta a repudiar busca em sua residência e diz que acredita em imparcialidade no Judiciário

Rosa Neide volta a repudiar busca em sua residência e diz que acredita em imparcialidade no Judiciário
Amparada pela determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu a ordem proferida pelo juízo da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, que autorizou busca e apreensão em sua residência, no âmbito da Operação ‘Fake Delivery’, a deputada federal Rosa Neide (PT) voltou a repudiar a ação e disse que acredita na imparcialidade do Poder Judiciário.


Leia também
STF suspende investigação contra Rosa Neide e determina envio de material apreendido


Em nota emitida no final da tarde desta segunda-feira (2), a petista relembrou o constrangimento que passou ao ter sido alvo de uma busca e apreensão e ressaltou a decisão do STF, que é o órgão competente para investigar parlamentares.

“Apesar do enorme constrangimento decorrente da absurda, desproporcional e ilegal medida, a deputada Professora Rosa Neide não se deixou abater no exercício de suas funções parlamentares, recebendo a pronta solidariedade da Câmara dos Deputados que, defendendo as prerrogativas parlamentares comuns a todos os congressistas, ingressou com a Reclamação perante o Supremo Tribunal Federal (STF), na qual o Ministro Alexandre de Moraes deferiu medida cautelar determinando a imediata suspensão da ordem de busca e apreensão no seu domicílio e do inquérito policial correspondente”, diz a nota emitida pela parlamentar.

“É essencial destacar o incondicional respeito da deputada pelas instituições públicas envolvidas, além da ilimitada crença e confiança na imparcialidade e serenidade do Poder Judiciário”, afirmou a petista.

Policiais civis cumpriram uma ordem de busca e apreensão na residência da deputada, em um condomínio de luxo em Cuiabá no dia 19 de agosto, no bojo da ‘Operação Fake Delivery’, que apura a aquisição de materiais destinados  a escolas indígenas.

A Mesa da Câmara dos Deputados entrou com uma reclamação junto ao STF, com pedido de liminar, contra a decisão do juízo da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, alegando, em linhas gerais, que a juíza Ana Cristina Mendes teria usurpado a competência do Supremo Tribunal Federal.

O argumento seria que somente o STF poderia impor aos parlamentares medidas cautelares como a busca e apreensão domiciliar, mesmo em se tratando de investigação em curso no juízo de 1º grau. Justificaram ainda que a busca e apreensão coloca em risco o livre exercício da atividade parlamentar, já que possibilita o acesso a documentos e informações “cujo sigilo é imprescindível para essa função”.
 
Veja a nota: 
 
Em relação à busca e apreensão realizada na residência da deputada federal Professora Rosa Neide (PT), no dia 19 de agosto, no âmbito da Operação Fake Delivery e seus desdobramentos, a Assessoria de Imprensa da parlamentar vem a público esclarecer:

1 - Apesar do enorme constrangimento decorrente da absurda, desproporcional e ilegal medida, a deputada Professora Rosa Neide não se deixou abater no exercício de suas funções parlamentares, recebendo a pronta solidariedade da Câmara dos Deputados que, defendendo as prerrogativas parlamentares comuns a todos os congressistas (art. 52 da CF), ingressou com a Reclamação n. 36.571/MT, perante o Supremo Tribunal Federal (STF), na qual o Exmo. Ministro Alexandre de Moraes, na última sexta-feira (30/8/2019), deferiu medida cautelar determinando a imediata suspensão da ordem de busca e apreensão no seu domicílio e do inquérito policial correspondente;

2 – No mesmo compasso, a defesa da deputada Rosa Neide ingressou com Habeas Corpus perante o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT), cuja relatoria foi atribuída ao Exmo. Des. Marcos Machado, apontando as razões jurídicas e de mérito pelas quais compreende que a busca e apreensão domiciliar é absolutamente nula, ilegal e abusiva, estando no aguardo do seu regular processamento e julgamento pelo Órgão Colegiado competente.

3 – Por fim, é essencial destacar o incondicional respeito da deputada pelas instituições públicas envolvidas, além da ilimitada crença e confiança na imparcialidade e serenidade do Poder Judiciário.

 Assessoria de Imprensa 
Deputada Federal Professora Rosa Neide (PT-MT)
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet