Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Clima de deserto

Calor de 40ºC e umidade do ar a 8% marcam a sexta-feira em Cuiabá

Foto: Rogério Florentino/ Olhar Direto

Calor de 40ºC e umidade do ar a 8% marcam a sexta-feira em Cuiabá
O calor pretende não dar trégua aos mato-grossenses nesse final de semana. Em Cuiabá os termômetros chegaram a 40ºC nesta sexta-feira (6), acompanhado da umidade relativa do ar que chegou ao nível alarmante de 8% de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), órgão ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as altas temperaturas devem permanecer durante todo o final de semana com máximas de 39ºC.


Leia mais 
Focos de calor aumentam 95% em Mato Grosso em relação ao mesmo período de 2018 
 
Conforme o INMET, não existe possibilidade de chuva no Estado. Os termômetros ficam entre 25ºC e 40ºC. Na terça-feira (10), a previsão aponta que a temperatura pode chegar a 41ºC.

Em Cuiabá, os termômetros ficam entre 23ºC e 39ºC na segunda-feira (9). O dia será de variação de nuvens pela manhã, mas sem chance de chuva. Na quarta-feira (11), a mínima apontada é de 27ºC e a máxima de 39ºC.

A probabilidade é de chuva durante a semana é de apenas 5%. Na quinta-feira (12), não há chance de chuva na Capital, assim como nos próximos dias até o fim de semana. 

Entenda o que é umidade relativa do ar

Umidade relativa do ar é a quantidade de líquido vaporizado que há na atmosfera em um determinado marco temporal comparado ao pico máximo que poderia atingir, em uma dada temperatura. Em outras palavras, a umidade relativa do ar é a relação entre a quantidade de água existente no ar 

Quando a umidade cai o ar se torna árido, atingindo às vezes um aspecto desértico, o sol brilha intensamente e as chuvas são escassas.  Muitas vezes a situação fica tão crítica que as autoridades chegam a declarar estado de emergência.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), um nível considerado aceitável deve estar acima dos 30%. Abaixo desse nível é importante que as pessoas tomem uma série de medidas para evitar problemas respiratórios, ressecamento e desidratação.

Consequências para a saúde

O tempo seco pode causar diversos problemas para a nossa saúde como rinite, irritação nos olhos, asma, ressecamento da pele, problemas cardíacos, entre outros. O nível considerado adequado para a saúde humana segundo especialistas varia de 40% e 60%.

Para se prevenir durante essa época de pouca chuva é aconselhado o uso de umidificador de ar, maior consumo de líquidos, comidas leves como frutas e saladas e o uso de cremes hidratantes para evitar um maior ressecamento da pele.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet