Olhar Direto

Sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Notícias / Cidades

CPTEC emite alerta de onda de calor nos 141 municípios de MT

Da Redação - Fabiana Mendes

10 Set 2019 - 12:00

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

CPTEC emite alerta de onda de calor nos 141 municípios de MT
O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), que é ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), emitiu um alerta de onda de calor nos 141 municípios mato-grossenses. O aviso começou na segunda-feira (9) e segue até sexta-feira (13). Ao longo da semana, os termômetros devem ficar na casa dos 40ºC e a umidade em torno de 15%.

Leia mais:
Temperatura chega a 42ºC em Cuiabá e previsão aponta máxima de 43ºC esta semana

Nesta terça-feira (10), a máxima apontada é de 38ºC. Na quarta e quinta-feira (11 e 12), os termômetros podem marcar 40ºC. Na sexta-feira (13), a máxima é de 39ºC e no sábado (14) pode atingir os 41ºC. As chances de chuva são de apenas 5% em todos os dias, mas em áreas isoladas. 

Na última sexta-feira (6), Cuiabá bateu recorde de calor chegando à marca dos 42ºC de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Essa é a maior temperatura do ano registrada até o momento.

O alerta da onda de calor também está sendo enviado pela Defesa Civil através de SMS. Para aderir ao sistema de prevenção é muito simples: se você receber mensagens de texto da Defesa Civil em seu celular informando sobre o serviço de alerta de desastres, basta responder com o CEP residencial.

Assim, o usuário é cadastrado automaticamente e começa a receber as orientações. Caso não chegue nenhum SMS, é possível aderir ao sistema mandando mensagem de texto com o CEP de casa para o número 40199.

Consequências para a saúde

O tempo seco pode causar diversos problemas para a nossa saúde como rinite, irritação nos olhos, asma, ressecamento da pele, problemas cardíacos, entre outros. O nível considerado adequado para a saúde humana segundo especialistas varia de 40% e 60%.

Para se prevenir durante essa época de pouca chuva é aconselhado o uso de umidificador de ar, maior consumo de líquidos, comidas leves como frutas e saladas e o uso de cremes hidratantes para evitar um maior ressecamento da pele.

2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Xai
    10 Set 2019 às 14:53

    Lamento discordar, mas a essa altura já teria caído pelo menos a "chuva do caju". Já estamos em setembro, e nada, só fumaça que aumenta junto com o calor.

  • juca
    10 Set 2019 às 13:09

    já sao vários meses nessas condições insalubres. Cuiabá é terrivel. Já estamos acostumados. Os dias continuam do mesmo jeito que sempre foi. Cuiabá nunca foi fresquinho.

Sitevip Internet