Olhar Direto

Sábado, 21 de setembro de 2019

Notícias / Política MT

Prefeito lança projeto ‘Hora Estendida’ e unidades de atenção básica passam a atender até 21h

Da Redação - Isabela Mercuri

10 Set 2019 - 14:00

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Prefeito lança projeto ‘Hora Estendida’ e unidades de atenção básica passam a atender até 21h
O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) lançou, na manhã desta terça-feira (10), o projeto ‘Hora Estendida’, que muda o horário de atendimento das unidades de saúde da Atenção Básica. O Centro De Saúde Do Tijucal é o primeiro a começar a operar das 8h às 21h, já a partir desta terça.

Leia também:
Emanuel diz que não foi a desfile cívico para não constranger Mauro: “me hostiliza e falta com respeito”

“Eu fiquei pensando: que horas o trabalhador é atendido na atenção básica, se a atenção básica funciona de 8h da manhã às cinco da tarde com hora agendada? Oito da manhã ele está chegando no serviço, já acordou de madrugada, pegou ônibus, e está chegando no serviço sete, oito da manhã. E cinco da tarde o trabalhador está saindo do serviço, para pegar o ônibus e chegar em casa sete, sete e meia da noite. Então que horas que sobra para ele se ele passar mal à noite, ou num final de tarde, para ir a uma Unidade Básica de Saúde? Não tem horário. E o que acontece, no desespero, um mal estar, às vezes que até poderia ser resolvido rapidamente, leva o trabalhador a ir para uma Policlínica, a ir para uma UPA ou até para o Pronto Socorro, superlotando essas unidades que são de pronto atendimento, urgência e emergência, e acabam por atender mal o cidadão”, afirmou Emanuel.

Segundo o prefeito, o Centro de Saúde do Tijucal funcionará, neste primeiro momento, como um projeto piloto. A ideia é, em breve, levar esta mudança de horário a todas as unidades básicas de saúde. O Programa ofertará também exames laboratoriais, emergências de baixa complexidade e atendimentos odontológicos.

“É a virada de página, a humanização, a prioridade de fato e de direito para a população SUS, que é a maioria esmagadora da população carente, humilde, que precisa de uma saúde digna, humanizada, de qualidade”, completou Emanuel. O prefeito ainda afirmou que travou ‘uma guerra aberta’ com relação à falta de medicamentos e insumos em todas as unidades. “Estamos indo em cima, é tolerância zero para falta de insumos na rede”, disse.

5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Solange
    15 Set 2019 às 07:19

    Não adianta nada fazer média aos 45 do segundo tempo. O Sr mandou embora metade dos profissionais das UPAS e policlinicas para reduzir os gastos e deixou todos à mercê. Profissionais que não dão conta de atender todo o fluxo e precisa priorizar o atendimento pra dar conta do fluxo, pacientes que tem que ir embora sem atendimento pq não tem profissionais suficiente. Vc foi muito cruel prefeito. Nunca mais ganha nem pra picolezeiro

  • Antonio Reis
    10 Set 2019 às 17:24

    O que adiante estender ate as 21 hora se o médico não esta la ?? fica somente a enfermeira ou ate mesmo não fica ninguem so o pessoal que faz cadastro

  • Jurandir
    10 Set 2019 às 16:22

    Vai contratar mais funcionário? Vai pagar hora extra? E os médicos, terão que trabalhar até às 21 horas ou vai obrigar só os enfermeiros e técnicos de enfermagem? Como sempre jogando pra plateia.

  • Bob
    10 Set 2019 às 16:09

    Vai você sr. prefeito numa unidade de saúde dessas e fica até às 21 horas, sem o mínimo de estrutura para trabalhar, sem medicamento, sem material, muitas vezes até sem médico. Vai lá sr. prefeito, mas faz assim, pega um ônibus no horário de pico, de preferência ônibus sem ar condicionado. Bota mais gente pra trabalhar nas UPAs, no Pronto Socorro, para de fazer populismo.

  • Celeste Flores
    10 Set 2019 às 15:21

    Podia lançar "vídeo estendido" explicando o vídeo do Silval Barbosa.

Sitevip Internet