Olhar Direto

Sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Notícias / Cidades

Incêndio atinge condomínio na Estrada da Chapada e morador desmaia após inalar fumaça; veja vídeos

Da Redação - Fabiana Mendes

10 Set 2019 - 17:25

Foto: Reprodução

Incêndio atinge condomínio na Estrada da Chapada e morador desmaia após inalar fumaça;  veja vídeos
Loteamentos do Condomínio Residencial Flor do Cerrado, localizado na Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), também conhecida como Estrada da Chapada, foram consumidos por um incêndio de grandes proporções na manhã desta terça-feira (10). O fogo estava na região há cerca de uma semana, se alastrou e chegou às moradias. Uma pessoa chegou a desmaiar após inalar fumaça. 

Leia mais:
Governador decreta situação de emergência em Mato Grosso por conta de queimadas

Um advogado, que preferiu não se identificar, contou ao Olhar Direto que as chamas estão na região há cerca de uma semana. Na noite de segunda-feira (9), entretanto, ele chegou na frente do condomínio e invadiu os lotes. 

O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas não chegou a prestar atendimento. "Nós acionamos o Corpo de Bombeiros, que não pôde nos atender. Imagino que não seja por má vontade, mas por conta da demanda", comentou. 

Com isso, os próprios moradores contrataram um caminhão-pipa e conteram o fogo. Apesar disso, ainda há alguns pequenos focos nas proximidades. Um vídeo gravado por moradores mostra as chamas ao lado da casa de Moisés Sachetti, irmão do ex-deputado federal Adilton Sachetti. 



Decreto de emergência

O governador Mauro Mendes decretou situação de emergência em Mato Grosso por conta dos incêndios florestais que atingem o Estado. A motivação para decretar a situação é pelo aumento no número de queimadas e pelas condições climáticas propiciarem a propagação do fogo.
 
O decreto tem duração de 60 dias. Segundo o Executivo, com a medida, o governo está autorizado a adotar ações necessárias à prevenção e combate aos incêndios e à manutenção dos serviços públicos nas áreas atingidas pelas queimadas.
 
Além disso, outro fator que agrava ainda mais essa situação é que o Estado passa por um período de estiagem de 4 meses, em diversas regiões, como é o caso do Vale do Rio Cuiabá.

Somado a isso, há o registro de baixa umidade relativa do ar no período, variando entre 7% e 20%, situação que é considerada crítica e que aumenta o risco de incêndios florestais, danos a saúde, sobretudo de jovens e idosos.

8 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Rev
    12 Set 2019 às 09:27

    https://epoca.globo.com/queimadas-disparam-mas-multas-do-ibama-despencam-sob-bolsonaro-23901139

  • Eleitora
    11 Set 2019 às 17:37

    Atear fogo em mato é crime! Agora venhamos há necessidade de construções residenciais invadirem areas verde?? Até onde irão avançar as construções civis, essas áreas tem que ser respeitadas , ainda mais se tratando da localização a qual Cuiabá está, aqui estamos em região de cerrado , em um buraco !!

  • Toninho de souza
    11 Set 2019 às 09:09

    ANO QUE VEM VAI SER PIOR É A NATUREZA RESPONDENDO A IGNORANCIA DO HOMEM Q VEM FAZNDO O MAL AH ANOS

  • Luciano
    11 Set 2019 às 08:48

    Para que pagar tacin se os bombeiros não estão correspondendo e uma vergonha o poder público, o povo só se ferra

  • cidão
    11 Set 2019 às 07:51

    A fuligem dessas queimada já tomou conta das casas da região toda. E tá acabando com a saúde das pessoas. Alguns moradores de Cuiabá tem que acabar com a cultura do fogo pra limpeza de quintal. E os fumantes pararem de lançar pitucas de cigarro nos lixões que encontram.

  • Delirando
    10 Set 2019 às 21:24

    Vai trabalhar recruta

  • Mulher ma
    10 Set 2019 às 18:00

    Porque não abre o disque denuncia. Para denunciar esses babacas. Pego em flagrante já vai preso!!! Sem pagar multa ou fiança e ainda responder criminalmente. Multa só tá piorando o ar E não resolve nada.

  • Recruta 2016
    10 Set 2019 às 17:54

    Cadê o RGA

Sitevip Internet