Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

grandes proporções

Incêndio atinge condomínio na Estrada da Chapada e morador desmaia após inalar fumaça; veja vídeos

Foto: Reprodução

Incêndio atinge condomínio na Estrada da Chapada e morador desmaia após inalar fumaça;  veja vídeos
Loteamentos do Condomínio Residencial Flor do Cerrado, localizado na Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), também conhecida como Estrada da Chapada, foram consumidos por um incêndio de grandes proporções na manhã desta terça-feira (10). O fogo estava na região há cerca de uma semana, se alastrou e chegou às moradias. Uma pessoa chegou a desmaiar após inalar fumaça. 


Leia mais:
Governador decreta situação de emergência em Mato Grosso por conta de queimadas

Um advogado, que preferiu não se identificar, contou ao Olhar Direto que as chamas estão na região há cerca de uma semana. Na noite de segunda-feira (9), entretanto, ele chegou na frente do condomínio e invadiu os lotes. 

O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas não chegou a prestar atendimento. "Nós acionamos o Corpo de Bombeiros, que não pôde nos atender. Imagino que não seja por má vontade, mas por conta da demanda", comentou. 

Com isso, os próprios moradores contrataram um caminhão-pipa e conteram o fogo. Apesar disso, ainda há alguns pequenos focos nas proximidades. Um vídeo gravado por moradores mostra as chamas ao lado da casa de Moisés Sachetti, irmão do ex-deputado federal Adilton Sachetti. 



Decreto de emergência

O governador Mauro Mendes decretou situação de emergência em Mato Grosso por conta dos incêndios florestais que atingem o Estado. A motivação para decretar a situação é pelo aumento no número de queimadas e pelas condições climáticas propiciarem a propagação do fogo.
 
O decreto tem duração de 60 dias. Segundo o Executivo, com a medida, o governo está autorizado a adotar ações necessárias à prevenção e combate aos incêndios e à manutenção dos serviços públicos nas áreas atingidas pelas queimadas.
 
Além disso, outro fator que agrava ainda mais essa situação é que o Estado passa por um período de estiagem de 4 meses, em diversas regiões, como é o caso do Vale do Rio Cuiabá.

Somado a isso, há o registro de baixa umidade relativa do ar no período, variando entre 7% e 20%, situação que é considerada crítica e que aumenta o risco de incêndios florestais, danos a saúde, sobretudo de jovens e idosos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet