Olhar Direto

Sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Notícias / Cidades

Imagens exclusivas mostram revista em celas da PCE durante intervenção; veja

Da Redação - Wesley Santiago

11 Set 2019 - 16:22

Foto: Reprodução

Imagens exclusivas mostram revista em celas da PCE durante intervenção;  veja
O Olhar Direto teve acesso a vídeos de inspeção dos raios 4 e 2 da Penitenciária Central do Estado (PCE), onde há um mês acontece a ‘Operação Agente Douglas’, deflagrada com o objetivo de estabelecer a ordem e realizar uma reforma na unidade prisional. As imagens mostram as melhorias feitas nas celas e também como são realizados os procedimentos de revistas no local.

Leia mais:
Intervenção na PCE deverá ser prorrogada por mais 30 dias; 300 celulares apreendidos
 
Nas imagens obtidas pelo Olhar Direto, é possível ver uma das alas que já está com a reforma praticamente pronta. Os ventiladores, que antes ficavam dentro das celas, agora estão fixados nas paredes e com a fiação escondida. Vale lembrar que as tomadas foram retiradas do alcance dos detentos.

 

O Olhar Direto também teve acesso a uma das vistorias feitas dentro das celas, comandada pelo diretor da unidade, Agno Ramos e o sub-diretor Dias. No vídeo, os agentes do Grupo de Intervenção Rápida (GIR) se postam em frente às celas, com armas em punho e avisam aos detentos que eles irão passar pelo procedimento.
 
Todos os presos da cela então sentam no chão, abaixam e colocam a mão sobre a cabeça, até que a revista esteja completa. As imagens exclusivas ainda mostram a conversa entre as partes e o questionamento sobre as condições das paredes recém-pintadas.



A ‘Operação Agente Douglas’, que completará um mês na próxima quinta-feira (12), deverá ser estendida por mais 30 dias, segundo o que apurou a reportagem. A Secretaria de Segurança Pública (Sesp) prepara a prorrogação com o objetivo de finalizar as obras que acontecem dentro da Penitenciária Central do Estado (PCE), que passa por uma minuciosa limpa feita pelos agentes do Estado.

Segundo o apurado, o número de celulares encontrados com os detentos supera a marca de 300 aparelhos (Iphones, Galaxy, entre outros considerados top de linha). Além disto, os agentes também recolheram mais de dez quilos de drogas.



Materiais

A intervenção na Penitenciária Central do Estado (PCE), batizada de ‘Operação Agente Douglas’, continua a retirar diversos objetos e produtos de dentro das celas da unidade prisional. Os agentes encontraram drogas, aquecedores de água e até bebidas alcoólicas artesanais. O objetivo da ação é fazer uma limpa, reforma e reestabelecer a ordem no local, que conta com 2.400 reeducandos.
 
Desde o início da operação, foram retirados de dentro das celas dos presos todo o excesso de material que dificultava os procedimentos de revista pelos servidores da unidade: colchões, puff´s, ventiladores, televisores, aparelhos de rádio, aquecedores de água, sanduicheiras, freezers, entre outros.

 

Além do excesso de material legal, também foi apreendida uma grande quantidade de celulares, armas brancas, carregadores, baterias de celulares e bebidas alcoólicas (‘Maria Louca’, uma bebida artesanal feita pelos próprios presos como resultado da fermentação de arroz e cascas de frutas cítricas).
 
A Secretaria de Segurança Pública (Sesp) ainda não divulgou números oficiais da apreensão dos materiais ilícitos. Porém, constantemente, em vários procedimentos de revistas em celas diferentes, os agentes plantonistas e o Grupo de Intervenção Rápida apreendem mais celulares e drogas.
 
Uma coletiva de imprensa deverá ser convocada ao fim dos trabalhos dentro da penitenciária. Na ocasião, o secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, deverá apresentar os números finais de tudo que foi apreendido.
 
Operação
 
A operação foi batizada de “Agente Douglas” em homenagem ao agente penitenciário executado por membros do Comando Vermelho, na cidade de Lucas do Rio Verde, com vário tiros de pistola 0,9 mm, quando chegava em sua residência.
 
A operação de reforma na Penitenciária Central do Estado foi iniciada no dia 12 de agosto. Estão sendo realizadas mudanças nas celas, pinturas e retirada de produtos que estão em desconformidade com o Manual de Procedimento Operacional Padrão do Sistema Penitenciário.
 
Além da reforma, a operação de revista geral tem o objetivo de fortalecer as ações de enfrentamento a crimes que possam ser cometidos dentro da unidade penal, além de se antecipar a possíveis atos delituosos.
 
Durante este período, estão suspensas as visitas aos reeducandos. A operação é realizada apenas na Penitenciária Central do Estado, não sendo estendida a nenhuma outra unidade no interior ou mesmo na Capital.
 
Entre os materiais em excesso que estão sendo retirados, segundo o Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindspen), estão televisores, ventiladores, prestobarba, sanduicheiras e outros eletrodomésticos. “É uma limpa. O excesso atrapalha o trabalho de revista dentro da unidade. É até uma questão de saúde, temos um número alarmante de doenças infectos contagiosas”, disse a presidente do Sindspen, Jacira Maria da Costa.

9 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Felipe
    12 Set 2019 às 16:23

    Flávio vc assistiu certinho o vídeo, repare que o servidor não entra com pistola na cintura, o colega segura para ele enquanto ele faz a vistoria no interior da cela, ae eles estão dominados completamente, procedimento padrão excelente, tente a sorte atacando um dos servidores.

  • Oliveira
    12 Set 2019 às 14:37

    Nós Agentes Penitenciários de Mato Grosso estamos prontos pra fazer isso em TODAS as unidades de Mato Grosso, mostraremos pra sociedade que estamos ao lado dela e que precisamos do apoio do GOVERNO, é só ELE querer que em todas as 55 unidades prisionais do Estado esse procedimento será adotado, só precisamos ser reconhecidos e estamos preparados pra colocar ordem em todas unidades do Estado. Parabéns a todos envolvidos na operação Douglas realizada na PCE.

  • andre
    12 Set 2019 às 08:35

    PREPARAR, APONTAR E FOGOOOOOOOO

  • Flavio
    11 Set 2019 às 22:46

    Esse procedimento é correto ? O policial entrar com arma na cintura , sem distância nenhuma dos presos com espaço reduzido. Poderiam te lo feito facilmente como refém colocando -o como escudo para os policias do lado de fora.

  • PRIME
    11 Set 2019 às 20:55

    Boa noite! SÓ ISSO ?

  • Dom Quixote de La Mancha
    11 Set 2019 às 20:22

    Aí sim são verdadeiros policiais esses sim deveria ser os policiais de ruas....está melhor que as polícias Civil e Militar e federal.....PARABÉNS AO GIR.....QUERO SER AGENTE ...

  • Ana Lídia
    11 Set 2019 às 19:06

    Esse é o primeiro passo. O segundo é a revisão dos processos para conceder liberdade a muitos inocentes e outros que cometeram crimes de menor poder ofensivo. Paralelamente, a prisão DEVE oferecer possibilidade para que o preso trabalhe, pois, não haverá reeducação se continuarem amontoados e tratados como animais em jaulas.

  • Rigonato
    11 Set 2019 às 17:30

    Parabéns ao Governador Mauro Mendes por acreditar no potencial do Sistema Penitenciário de Mato Grosso, em especial na pessoa do diretor da Penitenciária Central do Estado Agno Ramos, onde através de seus abnegados Agentes Penitenciários do GRUPO DE INTERVENÇÃO RÁPIDA, que não medem esforços para combater o crime organizado no interior dos estabelecimentos penais desse estado. Parabéns também aos secretários Bustamante e Emanoel. A sociedade de bem parabeniza esse brilhante trabalho que está sendo realizado na PCE e que operação dessa relevância seja estendida em todo estado. Mais uma vez parabéns a todos envolvidos.

  • Rocha
    11 Set 2019 às 16:43

    Parabéns a todos os envolvidos, e que isso aconteça em todas as unidades, deve estar tendo um custo muito alto mais o resultado é muito bom, dias de paz...

Sitevip Internet