Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Sem chuva

Clima de deserto permanece e Cuiabá registra metade dos dias de setembro com temperaturas acima de 40ºC

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Clima de deserto permanece e Cuiabá registra metade dos dias de setembro com temperaturas acima de 40ºC
As previsões para os próximos dias apontam que o clima de deserto do Saara [que possui uma média entre 10% e 15%] deve continuar em Cuiabá. A capital mato-grossense tem sofrido, principalmente em setembro, com o clima seco e o aumento no número de queimadas que acontece na região urbana e rural. Levantamento feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta que em seis dos 12 dias deste mês as temperaturas ficaram acima dos 40ºC.


Leia mais:
Inmet aponta aumento de 5ºC em MT e alerta para risco de morte por hipertermia
 
Segundo a estação convencional do Inmet, em seis dias dos 12 deste mês, as temperaturas ficaram acima dos 40ºC. O recorde de calor foi batido na sexta-feira (06), quando a máxima chegou aos 42ºC. Na última quarta-feira (11), os termômetros atingiram 41.6ºC.
 
O Climatempo aponta que o a próxima sexta-feira (13) deverá ter umidade chegando ao nível do deserto do Saara. A expectativa é que os índices variem entre 10% e 61%.

As previsões do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), que é ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), apontam que a temperatura deve variar entre 20ºC e 38ºC. No fim de semana, as máximas voltam a ficar em 41ºC.

“Estamos há mais de 120 dias sem chuva e a previsão aponta 0% de probabilidade até o dia 23 de setembro. Esse ambiente inspira uma série de cuidados, por conta dessa falta de chuva, calor excessivo, baixa umidade do ar e aumento do número de queimadas. Então umidificar o ambiente também é extremamente necessário nesse período crítico”, orienta o superintendente da Defesa Civil, tenente-coronel BM Marcelo Reveles.

Alerta

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta vermelho de onda de calor em Mato Grosso que pode aumentar em 5ºC a média por período maior que cinco dias. Há também alerta de hipertermia, com risco de morte. Durante toda a semana os termômetros devem ficar na casa dos 40ºC e a umidade em torno de 15%.

A hipertermia é o termo associado à elevação e/ou manutenção das temperaturas do corpo humano ou de outro organismo vivo a patamares capazes de comprometer ou mesmo de colapsar metabolismos.

Baixa umidade

Ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz são alguns das sensações neste período. Segundo o diretor de Proteção e Defesa Civil de Cuiabá, Paulo Wolkmer, nesse período, as crianças e idosos fazem parte do grupo mais afetado.

Seguem abaixo algumas sugestões da Defesa Civil de Cuiabá.
 
1. Ingerir muita água;
2. Evitar exercícios físicos entre 10h e 16h;
3. Evitar grandes aglomerações;
4. Evitar exposição prolongada a ambientes com ar condicionado;
5. Utilizar em ambientes internos, baldes com água, toalhas molhadas e umidificadores de ar (no caso dos baldes com água, vale observar se eles ficarão fora do alcance das crianças, eliminando os riscos de afogamento;
6. Evitar exposição direta aos raios solares. Caso exposição seja inevitável, utilizar protetor solar, guarda-sol com proteção UV e roupas leves;
7. Não provocar queimadas.

Confira a classificação dos estados de criticidade definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS):

Acima de 30% - Aceitável
Entre 21 e 30% - Estado de Atenção
Entre 12 e 20% - Estado de Alerta
Abaixo de 12% - Estado de Emergência
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet