Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política MT

receita federal

Medeiros comemora demissão de Cintra e prevê liberação de voo de Cuiabá à Bolívia

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Medeiros comemora demissão de Cintra e prevê liberação de voo de Cuiabá à Bolívia
O deputado federal José Medeiros (Pode) comemorou a demissão do secretário especial da Receita Federal Marcos Cintra e agradeceu tanto o ministro da Economia Paulo Guedes e o presidente da República Jair Bolsonaro (PSL) pela atitude. Segundo o parlamentar, saída de Cintra contribuirá para a liberação do voo internacional ligando Cuiabá a Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. A liberação do trecho está emperrada por mais de dois anos.


Leia também
Receita Federal ‘empaca’ internacionalização do aeroporto de Cuiabá e pede área equivalente a 'dois apartamentos'


“Parabéns ao ministro Paulo Guedes, ao presidente Bonsonaro pela demissão do Marcos Cintra. Bastante tempo que eu vinha cobrando do secretário da receita a liberação do vôo, Cuiabá X Bolívia. Após inúmeras e infrutíferas tentativas, a bancada de Mato Grosso foi falar com presidente da República. Dá para acreditar no nível de insolência do moço, deu de ombros e continuou enrolando o estado de Mato Grosso. Tenho certeza que a autorização para o vôo agora sairá. Era birra”, disse o deputado em suas redes sociais.

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (11) que o secretário foi demitido da Receita Federal por tentar recriar um imposto nos moldes da antiga CPMF. 

A internacionalização do Aeroporto Marechal Rondon, com o voo de Várzea Grande à Bolívia é discutido desde a gestão de Silval Barbosa, que pretendia implantar o trajeto para a Copa do Mundo de 2014.

Dentre as exigências, para o voo internacional operar, estavam a falta de efetivo da Polícia Federal, fato já resolvido e o interesse de uma companhia, que foi confirmado pela Azul Linhas Aéreas.

O único problema que atualmente vem impedindo a internacionalização do aeroporto mato-grossense é a Receita Federal, que desde 2014 cobra ‘providências necessárias para as adequações estruturais que permitam o alfandegamento de passageiros no terminal, em conformidade as normas que regem a matéria’.

O governador Mauro Mendes criou neste ano uma comissão que irá trabalhar para destravar a internacionalização do Aeroporto Marechal Rondon, localizado em Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá). O voo entre a capital mato-grossense e Santa Cruz de La Sierra é mais uma das novelas envolvendo a Copa do Mundo de 2014, já que a ligação entre as duas cidades seria feita aproveitando a ‘onda do Mundial’. Com a elevação do aeródromo para a categoria médio porte, será preciso ampliar o espaço de desembarque de voos advindos de fora do país.

Recentemente, a assessoria de imprensa da Azul Linhas Aéreas disse que a “companhia continua na dependência dos ajustes do aeroporto de Cuiabá para obtermos a aprovação final".

As viagens serão operadas pelas aeronaves modelo Embraer 195, com capacidade para até 118 passageiros e acontecerão, no primeiro momento, às quintas e domingos.
Santa Cruz de La Sierra é maior e mais populosa cidade da Bolívia, com 1,7 milhão de habitantes, além de ser a mais importante do Departamento de Santa Cruz. Motor econômico do país, Santa Cruz de La Sierra é um polo petroquímico, com foco na produção e exportação de gás natural. A cidade também é conhecida por sua tradição gastronômica.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet