Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

BAIXA UMIDADE

Emanuel decreta situação de emergência e suspende aulas de educação física nas escolas

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Emanuel decreta situação de emergência e suspende aulas de educação física nas escolas
O prefeito Emanuel Pinheiro decretou situação de emergência pelo período de 60 dias por conta da baixa umidade do ar e aumento dos incêndios florestais. Assinado na quarta-feira (11), o decreto suspende as aulas de educação física, aumenta o período do recreio, e cita a hidratação a cada 30 minutos, além da aquisição de umidificadores de ar para as unidades. Atualmente a rede municipal atende 163 unidades educacionais e 52 mil alunos.


Leia mais:
Emanuel prepara decreto e não descarta suspensão de aulas por conta do calor e baixa umidade

Nesta semana, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta vermelho de onda de calor que pode aumentar em 5ºC a média por período maior que cinco dias. Vale lembrar que a temperatura média em Cuiabá é de 34ºC, ou seja, os termômetros devem ficar na casa dos 40ºC. 

De acordo com o decreto, os secretários municipais têm a competência para, em conjunto com o prefeito, adotar as medidas cabíveis por meio de portarias ou ofícios, no sentido de prevenir, reparar ou cessar temporariamente situações que coloquem em risco o bem-estar e a saúde dos servidores públicos e da população usuária dos serviços da Prefeitura. Diante disso, as secretarias de Assistência Social, Educação e Mobilidade Urbana, Serviços Urbanos e Saúde já definiram suas ações. 

“Em virtude das queimadas e da baixa umidade que vem causando um grande impacto no clima e dia a dia da população, afetando a saúde da nossa gente, e com o agravamento da situação nos últimos dias, não poderia deixar de tomar algumas atitude pensando na humanização que é prioridade na minha gestão. Em conjunto com a Defesa Civil do Município e outras secretarias, decidimos decretar situação de emergência e ter ação em várias áreas que impactam diretamente as pessoas, como na educação, onde temos 54 mil alunos, na Assistência Social onde atendemos os idosos dos CCIs, e dos nossos servidores, como os garis, agentes comunitários de saúde e agentes de endemias, os agentes de trânsito, os servidores da Serviços Urbanos, entre outros”, afirmou o prefeito.

Na educação, as aulas de Educação Física serão suspensas por 15 dias, além de aumento na duração dos intervalos e recreios com “recreio dirigido”, ou seja, atividades lúdicas em espaço coberto e arejado. Haverá também o incentivo à hidratação aos alunos a cada 30 minutos. Também foi determinada a aquisição de umidificadores de ar para as unidades escolares como creches, CMEI e CEIC. Foi recomendado também que o cardápio da alimentação escolar contenha mais frutas, que possuem maior teor de água.

O Instituto para Desenvolvimento Econômico, Ambiental, Esportivo e Social (Ideaes) também cancelou os jogos da rodada da 1ª Copa Bom de Bola, Bom de Escola, que seriam realizados no próximo sábado (14).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet