Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

estiagem

Clima de deserto afeta mananciais e dispara consumo de água na capital; Concessionária alerta para uso

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Clima de deserto afeta mananciais e dispara consumo de água na capital; Concessionária alerta para uso
Devido ao clima seco, o consumo de água em Cuiabá aumentou 7%, o equivalente a 203 milhões de litros adicionais, em agosto, se comparado com o mesmo período em 2018. Desta forma, a Águas Cuiabá anunciou uma série de medidas para que a capital mato-grossense não tenha seu abastecimento precarizado e pede para que a população faça uso consciente e moderado.


Leia mais:
Com temperatura de 40ºC, Cuiabá completa 120 dias sem chuva

“Os recursos naturais são esgotáveis e preservá-los é tarefa de toda a comunidade. Pedimos que nesse período de forte estiagem, até que ocorram as primeiras chuvas, a população use a água tratada de maneira consciente e moderada, de forma a conseguirmos passar pelo período mais crítico dessa situação”, explica o diretor-geral da Águas Cuiabá, Luiz Fabbriani.

Entre as principais medidas que serão adotadas pela concessionária, estão: adequações operacionais para otimizar a produção de água, disponibilização de caminhões pipa para atendimento à população, aumento das equipes de campo para agilizar o conserto de vazamentos e intensificação da parceria com a polícia para combate às fraudes.

O número de caminhões pipa para atendimento às regiões que mais necessitam de água foi ampliado. Foram também fortalecidas as equipes de plantão, para conferência permanente das condições das redes de abastecimento da cidade, que são formadas por 2,6 mil quilômetros de tubulações. Ainda no ambiente operacional, a concessionária tem mantido constante acompanhamento dos níveis dos mananciais que abastecem a cidade.

A captação de água do Rio Coxipó foi otimizada, com a instalação de uma nova bomba.  Dada a necessidade de aumentar o volume de produção de água tratada, a empresa solicitou ao órgão ambiental autorização para aumentar a nível de represamento de água neste manancial.

Além da diminuição do volume dos mananciais, fator que provoca queda na capacidade de produção, outras duas situações impactam o caminho da água tratada até o cliente: vazamentos e fraudes.

Para combater os vazamentos, característicos de tubulações antigas, a Águas Cuiabá vem substituindo redes em diversas regiões. A empresa também reforçou o número de equipes de fiscalização, com o objetivo de agilizar os procedimentos de reparo. Quanto às fraudes, que são os furtos de água, conhecidos como “gatos”, a parceria com a força policial tem oportunizado o combate a essa prática criminosa, que tira água dos clientes regulares e coloca o sistema em risco.

120 dias sem chuva

Na quarta-feira (11), Cuiabá completou 120 dias sem chuva. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o último registro data o dia 14 de maio. Não há previsão de chuva pelo menos nos próximos 20 dias.

Por conta do clima quente, o Inmet emitiu um alerta de onda de calor para os 141 municípios de Mato Grosso. O aviso é válido até para esta sexta-feira (13) e aponta um aumento de até 5ºC na temperatura média. Desta forma, os termômetros podem registrar até 40ºC nos próximos dias.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet