Olhar Direto

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Em alerta

Exame confirma raiva em cachorro de Cuiabá e prefeitura inicia vacinação em animais de área de risco

Foto: Reprodução

Exame confirma raiva em cachorro de Cuiabá e prefeitura inicia vacinação em animais de área de risco
Um resultado laboratorial deu positivo para raiva em um cão residente na área urbana de Cuiabá. A informação foi repassada por um profissional médico veterinário à Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde (Divisa), no fim da tarde de sexta-feira passada (06).


Leia mais:
Foco de raiva em bovinos leva propriedade a ser monitorada em Colíder
 
Assim que informado, o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) acionou as áreas técnicas da Divisa pertinentes e prontamente foram realizadas pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) e Coordenadoria de Vigilância a Doenças e Agravos (COVIDA) as investigações para definição do risco de transmissão animal e avaliação das pessoas expostas, em virtude de agressões ou contato devido à manipulação do cão. As pessoas consideradas sob risco de exposição foram acompanhadas à unidade de saúde para que recebessem a imunoprofilaxia (soro e vacina) antirrábica.
 
A área de bloqueio vacinal em cães e gatos foi estabelecida num raio de 5 km, a partir da residência do cão contaminado, podendo ser estendida a critério da avaliação permanente da equipe técnica da UVZ. O bloqueio vacinal foi iniciado nesta segunda-feira (09) e foi realizado casa a casa, para obter 100% de cobertura vacinal em cães e gatos na área de risco.
 
Até esta quinta-feira (12) foram visitados 236 imóveis, vacinados 292 cães e 60 gatos, oportunidade em que orientações sobre a doença são transmitidas à população, bem como a identificação de animais que devam ser monitorados.
 
Os animais na residência/foco estão sob monitoramento preventivo por serem comunicantes com o animal diagnosticado com a doença, conforme avaliação técnica e protocolo oficial do Ministério da Saúde. Com isso, a Prefeitura Municipal de Cuiabá, esclarece que todas as condutas técnicas protocolares estão sendo adotadas para garantir a saúde da população e de seus animais de estimação.
 
A Divisa solicita à população cuiabana que leve seus cães e gatos para a vacinação contra a raiva, que será realizada no dia 05 de outubro de 2019 em postos fixos. Para saber qual o posto mais próximo de sua casa, o cidadão pode entrar em contato pelo telefone 65 - 3617 1680. A raiva mata e vacinar é a única forma de prevenir.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet