Olhar Direto

Terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Notícias / Política MT

Emanuelzinho elogia simpósio sobre suicídio e chama atenção para ligação com violência doméstica

Da Redação - Isabela Mercuri

13 Set 2019 - 09:26

Foto: Cleia Viana / Câmara dos Deputados

Emanuelzinho elogia simpósio sobre suicídio e chama atenção para ligação com violência doméstica
O deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (PTB), mais conhecido como ‘Emanuelzinho’, fez uma fala, na última terça-feira (10), elogiando a criação do Simpósio para prevenção do Suicídio e Automutilação, realizado pelas comissões de Seguridade Social e Família, e de Defesa dos Direitos da Mulher. O parlamentar lembrou como o suicídio é analisado na filosofia, e chamou a atenção para a ligação entre alguns casos e os altos índices de violência doméstica.

Leia também:
Vereador apresenta projeto de lei para combater depressão nas escolas e prevenir suicídios

Em referência aos anos que estudou no seminário, o deputado lembrou que teve uma base de estudos filosóficos, e que nomes como Nietzsche e Schopenhauer já discutiam o suicídio. “Discutia-se muito já naquela época, século XVIII, XVII, o crescimento do suicídio, especialmente entre jovens. E com o avançar da sociedade, da civilização, com a ascendência do niilismo, uma questão cultural da perda de valores... aquilo que o sociólogo Zigmun Bauman chamava de modernidade líquida, que escapa entre os dedos, e que especialmente a juventude, chega um momento em que não tendo onde pisar, não tendo um solo firme e sólido onde se sustentar, encontra a vertigem”, afirmou.

“Especialmente também com ascensão das mídias sociais, a democratização da informação, a tensão da vida moderna, as disfunções fisiológicas que provocam, muitas vezes síndrome do pânico, ansiedade, depressão... a gente tem vivido praticamente um caos que leva, muitas vezes, como dizia o padre Fábio de Melo, aqui abordando minha formação católica, a quase um suicídio diário. Uma perda de vida diária, até que se chegasse ao drama do ato de se tirar a própria vida”.

O simpósio aconteceu na Câmara dos Deputados em 10 de setembro, Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que, anualmente, a cada adulto que se suicida, pelo menos outros 20 possuem algum tipo de ideação ou atentam contra a própria vida. O suicídio representa 1,4% de todas as mortes em todo o mundo, e entre os jovens de 15 a 29 anos, é a segunda principal causa de morte. No Brasil, estima-se que 5.0 a 9.9 mortes por 100 mil habitantes em 2018 tiveram como causa o suicídio.  

Emanuel Pinheiro Neto, que é membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, alertou para a ligação entre alguns casos e os altos índices de violência doméstica. “Na comissão de defesa da mulher nós temos encontrado, com o alto índice de feminicídio, de violência doméstica, não só a violência física, mas patrimonial, sexual, moral... uma constância de afeto à integridade emocional da mulher, que muitas vezes acaba, no fim das contas, com a depressão, com a perda e a desistência da própria vida”, disse.

3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • josé de souza
    14 Set 2019 às 18:28

    SOBRE A PRAÇA EMANUEL PINHEIRO NA CIDADE DE DOM AQUINO-MT, VAMOS ESPERAR QUE VC MANIFESTE, AÍ NOS COMENTÁRIOS DO OLHARDIRETO, É NOME DO SEU SAUDOSO AVÔ, VAMOS AGUARDAR

  • Alguém
    13 Set 2019 às 20:41

    O salário e o marasmo estão tão bons que o emanoelZINHO engordou! Ta uma bolinha...

  • josé de souza
    13 Set 2019 às 20:04

    É DEPUTADO EMANUEL NETO, OLHA O QUE VC PODE FAZER PELA PRAÇA NA CIDADE DE DOM AQUINO-MT, QUE TEM O NOME DO SEU SAUDOSO AVÔ EMANUEL PINHEIRO, ESTA ABANDONA, AJUDA O PREFEITO DAR UMA ARRUMADA NESSE CRTÃO POSTAL DA CIDADE DE DOM AQUINO-MT, ONDE SEU SAUDOSO AVÔ SEMPRE FOI BEM VOTADO.

Sitevip Internet