Olhar Direto

Sábado, 19 de outubro de 2019

Notícias / Política MT

'França quer desfazer mal-entendido com Brasil', garante Mauro após almoço com embaixador

Da Redação - Carlos Gustavo Dorileo

13 Set 2019 - 16:18

Foto: Alex Nunes, Secom RO

'França quer desfazer mal-entendido com Brasil', garante Mauro após almoço com embaixador
O governador Mauro Mendes (DEM) garantiu que a França quer restabelecer a boa relação com o Brasil, após participar de almoço junto com o embaixador da França, Michel Miraille, em Brasília (DF), nesta sexta-feira (13). Nos últimos meses, a diplomacia dos dois países ficou estremecida por conta das trocas de farpas entre os presidentes Jair Bolsoanro e Emmanuel Macron.

Leia também
“Macron está surfando nas cinzas da Amazônia”, critica Mauro Mendes em reunião com Bolsonaro


“Para mim ficou muito claro que o grande objetivo da França é desfazer qualquer mal-entendido de comunicação que aconteceu com vários ruídos, vários fatos indesejáveis na boa relação que sempre existiu entre a França e o Brasil. Ele colocou o interesse do Governo francês, para que nós possamos manter essas relações, nos aproximar naquilo que nos une e construir através do diálogo, alternativas para as diferenças que nós temos neste momento”, disse o governador.

O chefe do Executivo Estadual também afirmou que na reunião não foi tratado uma possível ajuda financeira da França para os combates aos incêndios e a preservação do clima na floresta Amazônica.

“Objetivamente, não houve nenhum aporte de recurso do governo francês. Houve uma cobrança dos governadores de que o mundo e principalmente o G7 tem que contribuir com o Brasil, face aos grandes ativos ambientais que temos e contribui com o planeta na redução da emissão de carbono e no aquecimento global”, explicou.

A crise diplomática entre França e Brasil iniciou após as críticas feitas pelo presidente Francês a política ambiental brasileira, por conta dos incêndios que ainda acontecem nos estados que compõe a Amazônia Legal.

Além da reunião com o embaixador francês, Mendes também se reuniu com representantes da Noruega, Alemanha e Reino Unido.

“Foi uma primeira reunião para aproximar os interesses dos Estados brasileiros da Amazônia e dos países que tem um grande interesse na preservação do clima, face aquecimento global, e acreditamos que tenha uma ampla possibilidade de construir um cenário para aproximar esses interesses”, finalizou.

4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Curimbatámt
    14 Set 2019 às 11:26

    os méritos da negociação , são de todos os estados da amazonia legal, principalrmente do Estado do Amazonias, onde os europeus estão de olho. só que agora o fundo da amazonia, terá fiscalização quanto a sua aplicação. o mérito não foi de mendes, que foi acusado de fazer vista grossa para o fogo, pouco falou na reunião. essa foi a verdade do encontro

  • Jr
    14 Set 2019 às 08:53

    Quando está com o Bozo defende invadir as terras indígenas para se apropriar das riquezas e acabar com a pobreza (SIC), quando está com os gringos compradores de commodities do Agro, defende preservar o ativo ambiental. Coerência mandou beijos.

  • Não tem mal entendido nenhum
    14 Set 2019 às 08:27

    O gado botou um ogro na presidência e ele está fazendo ogrice. Simples assim.

  • Pardal
    13 Set 2019 às 19:42

    Dividir para conquista...

Sitevip Internet