Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Crise diplomática

'França quer desfazer mal-entendido com Brasil', garante Mauro após almoço com embaixador

Foto: Alex Nunes, Secom RO

'França quer desfazer mal-entendido com Brasil', garante Mauro após almoço com embaixador
O governador Mauro Mendes (DEM) garantiu que a França quer restabelecer a boa relação com o Brasil, após participar de almoço junto com o embaixador da França, Michel Miraille, em Brasília (DF), nesta sexta-feira (13). Nos últimos meses, a diplomacia dos dois países ficou estremecida por conta das trocas de farpas entre os presidentes Jair Bolsoanro e Emmanuel Macron.


Leia também
“Macron está surfando nas cinzas da Amazônia”, critica Mauro Mendes em reunião com Bolsonaro


“Para mim ficou muito claro que o grande objetivo da França é desfazer qualquer mal-entendido de comunicação que aconteceu com vários ruídos, vários fatos indesejáveis na boa relação que sempre existiu entre a França e o Brasil. Ele colocou o interesse do Governo francês, para que nós possamos manter essas relações, nos aproximar naquilo que nos une e construir através do diálogo, alternativas para as diferenças que nós temos neste momento”, disse o governador.

O chefe do Executivo Estadual também afirmou que na reunião não foi tratado uma possível ajuda financeira da França para os combates aos incêndios e a preservação do clima na floresta Amazônica.

“Objetivamente, não houve nenhum aporte de recurso do governo francês. Houve uma cobrança dos governadores de que o mundo e principalmente o G7 tem que contribuir com o Brasil, face aos grandes ativos ambientais que temos e contribui com o planeta na redução da emissão de carbono e no aquecimento global”, explicou.

A crise diplomática entre França e Brasil iniciou após as críticas feitas pelo presidente Francês a política ambiental brasileira, por conta dos incêndios que ainda acontecem nos estados que compõe a Amazônia Legal.

Além da reunião com o embaixador francês, Mendes também se reuniu com representantes da Noruega, Alemanha e Reino Unido.

“Foi uma primeira reunião para aproximar os interesses dos Estados brasileiros da Amazônia e dos países que tem um grande interesse na preservação do clima, face aquecimento global, e acreditamos que tenha uma ampla possibilidade de construir um cenário para aproximar esses interesses”, finalizou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet