Olhar Direto

Terça-feira, 19 de março de 2024

Notícias | Política MT

impactos

Projeto de Lei quer proibir construção de usinas hidrelétricas no rio Cuiabá

Foto: Rogério Florentino/ Olhar Direto

Projeto de Lei quer proibir construção de usinas hidrelétricas no rio Cuiabá
O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) apresentou na Assembleia Legislativa neste mês Projeto de Lei (PL 957/2019) que proíbe a construção de usinas hidrelétricas em toda extensão do rio Cuiabá.

O tucano cita que as hidrelétricas são as principais fontes de energia elétrica no Brasil e respondem por mais de 80% da oferta, tendo  importância no processo de desenvolvimento, da industrialização, da consolidação da agroindústria e dos serviços, mas que causam impactos sociais e ambientais.

Leia Mais:
"Reformas do Governo são necessárias, mas não podem prejudicar setores essenciais", defende Geller

“É irrefutável que as hidrelétricas são fundamentais para a vida do país, e continuará sendo a principal fonte de eletricidade. De outro lado, por muitos anos, a energia gerada por hidrelétricas foi tida como limpa, já que não possui efeitos similares aos de energia nuclear ou das termoelétricas”, diz um dos trechos.

Entretanto, é argumentado que os impactos sociais das hidrelétricas também são visíveis com o deslocamento das populações ribeirinhas e indígenas.

“Essa prática acaba acarretando problemas à fauna e a flora local, como a destruição da vegetação natural, assoreamento do leito dos rios, desmoronamento de barreiras, extinção de certas espécies de peixes e torna o ambiente propício a transmissão de doenças como malária e esquistossomose”, afirma o parlamentar, através do PL.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet