Olhar Direto

Segunda-feira, 09 de dezembro de 2019

Notícias / Carros & Motos

Saiba a importância do filtro de óleo para seu veículo

Da Assessoria

17 Set 2019 - 10:08

Reprodução

Reprodução

O filtro de óleo de um veículo tem a função de separar os resíduos que contaminam o óleo, como partículas metálicas desprendidas pelo atrito das peças do motor, óleo carbonizado derivado da combustão do motor entre outros. Nesse processo, o óleo tem a função de lubrificar e reduzir ao mínimo o atrito e o calor produzido, mantendo a temperatura das partes móveis do motor dentro de limites toleráveis, evitando o desgaste prematuro destas partes.

A maioria dos motoristas não dá muita atenção para a troca do filtro e óleo do veículo. Uma lubrificação deficiente, por exemplo, pode trazer muito mais consequências negativas do que você imagina, entre elas, a diminuição de desempenho, acréscimo do consumo de combustível e até podendo comprometer a vida útil do motor

Quer aprender algumas informações para trocar o filtro de óleo do seu veículo? Acompanhe o nosso texto e confira alguns detalhes.

Por que trocar o filtro de óleo?

O óleo, com seus aditivos detergentes e dispersantes, carrega as sujeiras que iriam se depositar no motor. Na passagem pelo filtro, as impurezas maiores são retidas e as menores continuam em suspensão no óleo. Chega um momento em que o filtro, carregado de sujeira, dificulta a passagem do óleo, podendo causar falhas na lubrificação. A situação se agrava caso ocorra o bloqueio total do filtro, o que pode causar graves danos ao motor.

Quando trocar o filtro de óleo?

O período da troca do filtro de óleo também é recomendado pelo fabricante do veículo e consta no manual do proprietário. O site autopecas-online.pt diz que o filtro de óleo do motor é substituído em conjunto com o óleo do motor. Este procedimento é efetuado a cada 10.000 – 15.000 quilômetros de operação, consoante o tipo de motor e a qualidade do material de lubrificação utilizado.

Vida longa ao motor 

Praticando uma manutenção rigorosa do sistema de lubrificação, o consumidor estará estendendo a vida do motor, evitando desgaste excessivo das partes móveis, aumentando o desempenho e reduzindo o consumo de combustível.  A troca de óleo e filtro do carro deve ser levada muito a sério, mas desde que você troque todo o ano e siga as recomendações contidas no manual do seu veículo, tudo acaba dando certo.
Sitevip Internet