Olhar Direto

Sábado, 19 de outubro de 2019

Notícias / Política MT

Pivetta não acredita em pagamento de FEX e diz que falta “sensibilidade política” em Paulo Guedes

Da Redação - Érika Oliveira

20 Set 2019 - 08:22

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Pivetta não acredita em pagamento de FEX e diz que falta “sensibilidade política” em Paulo Guedes
O governador em exercício Otaviano Pivetta (PDT) disse não acreditar no pagamento do Auxílio Financeiro para Fomento das Exportações (FEX), por parte do Governo Federal. Isto porque, em sua avaliação, o repasse carece de “sensibilidade política” para acontecer, característica que, para ele, o ministro da Economia, Paulo Guedes, não possui. Mato Grosso tem cerca de R$ 1 bilhão a receber, se considerados os recursos de 2018 e 2019.

Leia mais:
Cada vez mais distante de FEX de 2018, Mauro diz que já não 'dorme ou acorda' pensando no recurso

“Eu sou muito cético nessa relação do Governo Federal com os governos Estadual e Municipal. Os entes federativos estão todos em uma situação muito difícil, a crise está em todo lugar, então eu não sou crente em transferência de recurso com facilidade. A situação está muito difícil, apesar dos esforços. Eu só acredito vendo, porque não existe uma garantia legal [de pagamento do FEX]. Vai depender muito da sensibilidade política do Governo Federal e parece que isso não é o forte do ministro Paulo Guedes. Eu defendo a criação de um mecanismo de compensação para que não precise dessa humilhação, dessa incerteza, desse drama que nós vivemos todos os anos”, disse Pivetta, ao tomar posse como governador nesta quinta-feira (19).

Esta semana, o governador Mauro Mendes (DEM) – que até então esbanjava confiança na vinda do recurso - declarou que não está mais “acordando, ou dormindo” pensando no pagamento do FEX.

O secretário de Fazenda, Rogerio Gallo, também já havia anunciado o “calote” do Governo Federal. “O que eu ouvi do governador e da bancada foi a promessa de pagar o FEX de 2019. Aí 2018 ficaria para trás, o que infelizmente seria um calote na visão dos estados”.
 

7 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Trabalhador
    20 Set 2019 às 20:04

    Me diga sr vice governador ,pra que esse dinheiro do fex, so se for para encher os caixa dos poderes ,tce poder judiciario assembleia legislativa ,defensoria ...ta bom!

  • Cpa
    20 Set 2019 às 18:51

    vocês apoiaram esse governo federal que está ai. FAZ ARMINHA. KKKKKKK

  • Gladston
    20 Set 2019 às 16:18

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • Maria Antonia
    20 Set 2019 às 13:50

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • Contribuinte
    20 Set 2019 às 12:14

    É só criar um fundo sobre as exportações até o limite de 500 milhões/ano para compensar esses calotes. Agora preferem ficar de pires na mão!

  • Zeca
    20 Set 2019 às 10:39

    Esse Pivetta é falastrão igual o Ciro Gomes. Nunca fala nada concreto, só besteiras. Aliás, são do mesmo partido.

  • Mauro
    20 Set 2019 às 09:52

    Um GAÚCHO no comando do Estado de Mato Grosso no dia do DIA DO GAÚCHO...Boa sorte..

Sitevip Internet