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Sábado, 19 de outubro de 2019

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Ministros de Bolsonaro vêm a Mato Grosso para destravar ampliação de ferrovia

Da Redação - Érika Oliveira

19 Set 2019 - 16:00

Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT

Ministros de Bolsonaro vêm a Mato Grosso para destravar ampliação de ferrovia
Os ministros Onyx Lorenzoni, da Casa Civil, e Tarcisio de Freitas, de Infraestrutura, devem vir a Mato Grosso na semana que vem para participar de mais uma rodada de discussões sobre a extensão da malha ferroviária de Rondonópolis até o médio-norte do Estado, passando pela região metropolitana de Cuiabá. Além dos ministros de Bolsonaro, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes também deverá participar do encontro, que ocorrerá nas instalações do Complexo Intermodal de Rondonópolis (CIR). É o TCU quem dará o aval para o início das obras.

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“É um tema relevante, de alto interesse do Estado, que é a extensão da Rumo de Rondonópolis a Nova Mutum, passando por Cuiabá. Nós vamos lá apoiar essa iniciativa e tentar convencer os ministros”, disse o governador em exercício, Otaviano Pivetta (PDT). Conforme apurou a reportagem, há possibilidade de o governador do Goiás, Ronaldo Caiado (DEM) também participar da agenda.

Em junho, o ministro da Infraestrutura veio a Mato Grosso para conhecer as instalações do CIR, que é o maior terminal ferroviário de cargas da América Latina e que liga a região Centro-Oeste ao Porto de Santos, em São Paulo. Na ocasião, prometeu empenho do Governo Federal na agenda acima.

A chamada Ferrogrão, que concentrará a construção da Ferrovia Integração Centro-Oeste (Fico) e o prolongamento da Ferronorte, deverá passar por Cuiabá e ser estendida até Lucas do Rio Verde, totalizando 1.180 km de extensão.

Um projeto que confirma a viabilidade técnica e econômica da ferrovia foi elaborado pela Rumo e apresentado ao ministro no mês passado. Tarcísio não estabeleceu data para que obras sejam licitadas, mas disse que a expectativa é de que aconteça ainda este ano.

No entanto, toda a negociação depende, além do apoio político, do posicionamento de órgãos como a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Tribunal de Contas da União (TCU).

6 comentários

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  • Luciano
    20 Set 2019 às 09:05

    Passar por Cuiabá para quê? Aqui não produz nem calango...

  • Jose
    20 Set 2019 às 07:43

    Porque passar por Cuiabá? Justifica o investimento se não há industrias de grande porte?

  • Macionil
    19 Set 2019 às 20:37

    ????????

  • Jorge
    19 Set 2019 às 19:39

    Ferrograo nao e a Ferrovia que ligara Sinop a Miritituba?! A Rumo disse na midia aguns anos atrás que a Ferrograo e os trilbos ate Cuiaba seria inviável. O que mudou? Seria a concorrência da possível construção da Ferrograo?

  • Elias
    19 Set 2019 às 17:33

    O Avalon? O dono da três porquinho??kkkk fala sério..que será que ele ta querendo..

  • Cidadão
    19 Set 2019 às 16:19

    Boa matéria olhardireto, só esqueceu de dizer O nome do deputado que está trabalhando muito nesse projeto, o deputado Carlos Avallone.

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