Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Estiagem continua

Possibilidade de chuva se dissipa e Cuiabá deve ter fim de semana seco e com 40ºC

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Possibilidade de chuva se dissipa e Cuiabá deve ter fim de semana seco e com 40ºC
A possibilidade de chuva que existia para sábado (21) em Cuiabá, menor que 30%, se dissipou. Previsão atualizada do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), órgão ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), nesta sexta-feira (20), aponta que a possibilidade de precipitação sobre a capital mato-grossense voltou a apenas 5%. As máximas devem continuar altas, podendo chegar aos 40ºC no fim de semana.


Leia mais:
Sem chuvas, comportas da usina do Manso podem ser abertas; 83% da vazão atual sai da reserva do lago
 
A previsão do CPTEC aponta que o próximo sábado deverá ter temperaturas entre 39ºC e 26ºC. A probabilidade de chuva caiu para apenas 5%. Ontem, o instituto apresentava uma chance menor que 30%, o que foi reduzido na nova análise de dados.
 
O domingo também deve ser quente em Cuiabá. A previsão aponta que a máxima pode chegar aos 40ºC. A mínima não deve ser menor que 27ºC. A probabilidade de chuva também é de apenas 5%.
 
A previsão estendida até o fim do mês também não mostra grande chance de chuva em Cuiabá, o que indica que a estiagem pode terminar somente em outubro.

Cuiabá completa nesta sexta-feira 129 dias sem chuva. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o último registro ocorreu no dia 14 de maio.

Pelo segundo dia consecutivo, na terça-feira (17), Cuiabá registrou 42,3ºC. É a segunda vez que os termômetros da capital mato-grossense atingem essa temperatura nos últimos 108 anos.
 
O recorde de calor histórico anterior em Cuiabá era de 42,2°C em 6 de outubro de 1940. Este é o meior registro desde 1911, quando tiveram início as medições.
 
Mato Grosso está em alerta amarelo, o que significa que a umidade do ar está bastante baixa com valores inferiores a 30% em muitas localidades, podendo chegar a valores inferiores a 15% em alguns municípios do Estado.
 
Quando o tempo está muito seco e a umidade relativa do ar está abaixo do mínimo considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 30%, alguns cuidados são necessários para evitar complicações de saúde como alergias, inflamações bacterianas, viroses e inflamações nas mucosas nasais.
 
É importante consumir bastante água, usar hidratante para pele e lábios ao acordar e antes de dormir, evitar exercícios físicos entre 10h e 16h, manter o ambiente limpo, utilizar umidificador de ar, toalhas úmidas e até mesmo balde com água e lavar o nariz com soro fisiológico caso sinta necessidade.
 
Situação de emergência
 
O governador Mauro Mendes decretou no inicio de setembro situação de emergência em Mato Grosso por conta dos incêndios florestais que atingem o Estado. A motivação para decretar a situação é pelo aumento no número de queimadas e pelas condições climáticas propiciarem a propagação do fogo.
 
O decreto tem duração de 60 dias e segundo o Executivo, com a medida, o governo está autorizado a adotar ações necessárias à prevenção e combate aos incêndios e à manutenção dos serviços públicos nas áreas atingidas pelas queimadas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet