Olhar Direto

Sábado, 19 de outubro de 2019

Notícias / Política MT

Janaína critica ‘espetáculo’ de Wilson e defende depoimentos a portas fechadas em CPI

Da Reportagem Local - Carlos Gustavo Dorileo/Da Redação - Lucas Bólico

21 Set 2019 - 09:08

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Janaína critica ‘espetáculo’ de Wilson e defende depoimentos a portas fechadas em CPI
A deputada estadual Janaína Riva (MDB) defendeu a decisão da maioria dos membros da CPI da Sonegação em realizar a portas fechadas o depoimento do doleiro Lúcio Funaro, na quinta-feira (19).  Para a parlamentar, esse modelo precisa ser adotado em todas as oitivas daqui para frente para evitar que os trabalhos da comissão virem “espetáculo”.
 
Leia também:
Sob articulação de Dilmar, imprensa é retirada de CPI e delator da Lava Jato depõe em sessão secreta

Janaína criticou a postura do deputado estadual Wilson Santos (PSDB), que foi contra a realização da CPI a portas fechadas. Presidente da Comissão, o tucano convocou os trabalhos para serem realizados em um dos auditórios da Casa de Leis.  “Quando foi aberta a CPI, o deputado Wilson fez um discurso de mais de uma hora só para levantar uma questão de ordem. Com a CPI fechada, ninguém discursou mais que cinco minutos. Por que isso? É muito espetáculo e, eu acho, pouco resultado”, declarou.
 
Para a deputada, realizar oitivas a portas fechadas não é sinônimo de falta de transparência. Ela defende que só deputados estejam presentes, mas entende que os trabalhos possam contar com transmissão ao vivo da TV Assembleia.
 
“Eu acho que todas as audições daqueles que forem ouvidos na CPI que forem falar de renuncia e sonegação elas têm que ser feitas a portas fechadas e pode ser feita televisionada ao vivo. Pode ter depois as imagens passadas à população como a nossa vai ter, sem cortes nenhum”, sustentou.
 
“O que não dá é para a gente aguentar uma sessão marcada num auditório como se ela fosse uma audiência pública, com a presença de quem quiser ir pra lá, expondo aquele que está depondo, expondo aqueles que são citados e além disso tudo, deputado que nunca nem apareceu na CPI, mas quando a CPI que é aberta e vai a imprensa, ele faz questão de ir. Quando a CPI é fechada ele nem aparece”, criticou.
 
Janaína Riva sustenta que, sem o devido cuidado, a CPI pode se ser inócua e citou exemplos do passado. “Eu já tinha dito que a CPI não pode ser um espetáculo. A gente já teve muita CPI aqui que de espetáculo teve muito e de resultado prático não teve nenhum. A gente viu isso na CPI das Obras da Copa. A gente viu isso também em outras CPIs aqui como a do Ministério Público que acabou não dando em nada. Só expôs tanto o Ministério Público quanto a das Obras da Copa só expôs também muita gente e não de retorno nenhum para a sociedade”.

14 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • PEPEU
    22 Set 2019 às 10:00

    No mínimo está tentando proteger alguém. Ou e AUTOPROTECAO

  • Ferando
    22 Set 2019 às 08:04

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • Paolo
    21 Set 2019 às 18:37

    É riva? Tá explicado.

  • Daniel
    21 Set 2019 às 14:29

    Se a espetacularização do Presidente da CPI foi o argumento para colher a oitiva do doleiro às portas fechadas, porque a dignissima não adotou a mesma postura quando de outros depoimentos ocorridos? Conta outra.

  • Moreira
    21 Set 2019 às 13:59

    Janaina riva e a persistência da velha política

  • eurides
    21 Set 2019 às 13:57

    Colocar lobos pra cuidar de galinheiros o que dá é isso.

  • Junior
    21 Set 2019 às 12:14

    a excelentíssima está usando de artifícios para preservar ou proteger o atual Sogro?!?!?!?!?!?!?!

  • joao
    21 Set 2019 às 12:03

    FILHA DE PEIXE ...

  • Critico
    21 Set 2019 às 11:42

    É ORGAO PÚBLICO, logo a sociedade tem o direito de assistir os depoimentos. São pagos com nosso dinheiro. Será que estão com rabo preso?

  • Uiara Camargo
    21 Set 2019 às 11:28

    Wilson Santos destruiu Cuiabá quando prefeito e deixou encosto do Chico Galindo como prefeito. Janaina é incompetente. MT está em péssimas mãos. E tenho dito!

Sitevip Internet