Olhar Direto

Terça-feira, 19 de março de 2024

Notícias | Política MT

sem claque

Janaína critica ‘espetáculo’ de Wilson e defende depoimentos a portas fechadas em CPI

21 Set 2019 - 09:08

Da Reportagem Local - Carlos Gustavo Dorileo/Da Redação - Lucas Bólico

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Janaína critica ‘espetáculo’ de Wilson e defende depoimentos a portas fechadas em CPI
A deputada estadual Janaína Riva (MDB) defendeu a decisão da maioria dos membros da CPI da Sonegação em realizar a portas fechadas o depoimento do doleiro Lúcio Funaro, na quinta-feira (19).  Para a parlamentar, esse modelo precisa ser adotado em todas as oitivas daqui para frente para evitar que os trabalhos da comissão virem “espetáculo”.
 
Leia também:
Sob articulação de Dilmar, imprensa é retirada de CPI e delator da Lava Jato depõe em sessão secreta

Janaína criticou a postura do deputado estadual Wilson Santos (PSDB), que foi contra a realização da CPI a portas fechadas. Presidente da Comissão, o tucano convocou os trabalhos para serem realizados em um dos auditórios da Casa de Leis.  “Quando foi aberta a CPI, o deputado Wilson fez um discurso de mais de uma hora só para levantar uma questão de ordem. Com a CPI fechada, ninguém discursou mais que cinco minutos. Por que isso? É muito espetáculo e, eu acho, pouco resultado”, declarou.
 
Para a deputada, realizar oitivas a portas fechadas não é sinônimo de falta de transparência. Ela defende que só deputados estejam presentes, mas entende que os trabalhos possam contar com transmissão ao vivo da TV Assembleia.
 
“Eu acho que todas as audições daqueles que forem ouvidos na CPI que forem falar de renuncia e sonegação elas têm que ser feitas a portas fechadas e pode ser feita televisionada ao vivo. Pode ter depois as imagens passadas à população como a nossa vai ter, sem cortes nenhum”, sustentou.
 
“O que não dá é para a gente aguentar uma sessão marcada num auditório como se ela fosse uma audiência pública, com a presença de quem quiser ir pra lá, expondo aquele que está depondo, expondo aqueles que são citados e além disso tudo, deputado que nunca nem apareceu na CPI, mas quando a CPI que é aberta e vai a imprensa, ele faz questão de ir. Quando a CPI é fechada ele nem aparece”, criticou.
 
Janaína Riva sustenta que, sem o devido cuidado, a CPI pode se ser inócua e citou exemplos do passado. “Eu já tinha dito que a CPI não pode ser um espetáculo. A gente já teve muita CPI aqui que de espetáculo teve muito e de resultado prático não teve nenhum. A gente viu isso na CPI das Obras da Copa. A gente viu isso também em outras CPIs aqui como a do Ministério Público que acabou não dando em nada. Só expôs tanto o Ministério Público quanto a das Obras da Copa só expôs também muita gente e não de retorno nenhum para a sociedade”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet