Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

DISCORDOU DE DADOS

Em NY, Mauro Mendes bate-boca e chama liderança indígena de mentirosa; veja vídeo

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Em NY, Mauro Mendes bate-boca e chama liderança indígena de mentirosa; veja vídeo
O governador Mauro Mendes (DEM) protagonizou um bate-boca, nesta terça-feira (24), com uma das principais lideranças indígenas do Brasil, que representava a Articulação de Povos Indígenas o Brasil (Apib) durante um debate paralelo à Cúpula do Clima da ONU, em Nova York. O chefe do Executivo mato-grossense discordou de dados apresentados por Sonia Guajajara sobre queimadas em reservas e assassinatos de índios em Mato Grosso. Os números são da Human Rights Watch, Global Witness e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).


Leia mais:
Mauro Mendes discursa na Rainforest Alliance e diz que o mundo precisa proteger florestas tropicais

“Você não vive em Mato Grosso. Eu vivo! Vocês estão falando de Mato Grosso sem viver e sem estar em Mato Grosso”, disse o governador, que na sequencia foi interpelado por Guajajara.

“Mato Grosso está em quarto lugar em relação ao assassinato de indígenas. Ano passado foram 25 assassinatos de indígenas. O senhor sabe dessa conta?”, rebateu a liderança.

No vídeo, ao lado de Mauro Mendes, está o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, que também discorda de Guajajara e se dirige a um segundo indígena, que participava da conversa e num dado momento da discussão diz que 60% das áreas indígenas em Mato Grosso foram atingidas por queimadas.

Mauro Mendes, mais uma vez, chama os dois de mentirosos e diz que as queimadas nas reservas indígenas foram autorizadas pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). “Se você olhar o decreto do Bolsonaro ele proibiu todas as queimadas, menos nas terras indígenas”, argumenta o governador.

Guajajara encerra a discussão afirmando que o Governo brasileiro não está interessado em proteger o Meio Ambiente, mas sim em legalizar as práticas que já vem ocorrendo. Os números apresentados por ela nesta terça-feira e que desagradaram Mauro Mendes são do Inpe, que mostraram que o Brasil registrou, entre janeiro e o início de agosto, um aumento de 83% das queimadas em relação ao mesmo período de 2018, com mais de 72 mil focos de incêndios. Mato Grosso lidera o ranking de queimadas na região da Amazônia.

Vale lembrar que a divulgação dos dados do Inpe sobre os alertas de desmatamento - que revelaram, ainda, um aumento no desmate de 88% em junho e 212% em julho – foi o que deu início à crise ambiental no Brasil, que acabou internacionalizada. Bolsonaro, na época, afirmou que os números haviam sido manipulados e demitiu o diretor do Instituto, Ricardo Galvão.

“Agora ele legalizou as queimadas. Agora. E isso é outra historia. Ele não está preocupado com o meio ambiente. Uma coisa é você combater desmate ilegal, outra coisa é legalizar o que já tá [inaudível]. Eu não preciso estar lá para conhecer e falar por eles. Eu faço debate com a verdade e com números. Legalizar genocídio e legalizar desmatamento é fácil para vocês”, pontuou Guajajara durante a discussão com Mendes. O vídeo se encerra com o governador sendo retirado do local por um de seus seguranças.

Assista ao vídeo:

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet