Olhar Direto

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Política MT

parceria

Contrato de MT com a Bolívia vai garantir 1,5 milhão de metros cúbicos de gás por mês ao estado

Foto: Reprodução / Ilustração

Cesar Miranda

Cesar Miranda

O governador Mauro Mendes (DEM) assinou, nesta quinta-feira (26), o contrato para o fornecimento do gás boliviano para Mato Grosso, o que vai garantir o fornecimento de 1,5 milhão de metros cúbicos de gás por mês para o estado. Além disso, em breve será firmado um termo de continuidade, que garante a sociedade entre a MT Gás e a Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB), empresa petrolífera boliviana.


Leia também:
Mauro Mendes firma sociedade com governo boliviano para reativar termelétrica em Cuiabá

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cesar Miranda, não vai demorar até o gás chegar à bomba, para o consumidor. “Nós já temos um posto de gasolina pronto para abastecer os carros, temos um segundo já em fase de adequação, de revisão, o City Gate já está pronto, já está todo revisado”, garantiu.

A grande diferença, segundo Cesar, é que antes os contratos de fornecimento de gás eram interruptíveis, ou seja, a Bolívia só fornecia quando havia sobra. “É um momento histórico. Mato Grosso volta a ter gás com um contrato firme com segurança na entrega, e a gente tem a expectativa, pelas negociações que o governo de Mato Grosso tem feito, e pelo protocolo de intenções que o governador Mauro Mendes assinou aqui hoje, também, que essa sociedade com o governo boliviano vai prosperar, e assim nós vamos ter outros investimentos nessa área”.

O governador Mauro Mendes esteve na Bolívia em maio para dar início às tratativas da comercialização do gás boliviano e do fornecimento de ureia - fertilizante usado nas plantações de soja, de cana de açúcar e que também serve para alimentar o gado. Durante encontro com o presidente Evo Morales, o chefe do Executivo assinou um termo de desenvolvimento de mercado com o Governo boliviano. 

O fornecimento do GNV a Mato Grosso foi interrompido no ano passado e, desde então, o duto que liga a Bolívia até Cuiabá está parado com 5 milhões de metros cúbicos do produto armazenados. Isto aconteceu porque a empresa proprietária do gasoduto, a Gás Ocidente Mato Grosso (GOM), não renovou o contrato de transporte. 
 
O trabalho do Governo de Mato Grosso é pela retomada do fornecimento do gás de forma ininterrupta, tanto para beneficiar as empresa e o setor industrial do Estado quanto para o cidadão, como é o caso do gás GLP.  
 
De acordo com o termo assinado, serão realizados estudos visando desenvolver as ações necessárias para que a empresa pública YPFB comercialize o gás natural para Mato Grosso e também da ureia. Isso inclui o desenvolvimento de infraestrutura e operação das redes de gás no Estado. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet