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Sexta-feira, 22 de novembro de 2019

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Saiba quais são os 3 tipos de códigos de barras mais comuns

Da Assessoria

27 Set 2019 - 16:06

Saiba quais são os 3 tipos de códigos de barras mais comuns
Já imaginou viver em um mundo sem código de barras? Muitas operações seriam muito mais demoradas e afetaria a vida de todos os cidadãos, não só de empreendedores.
 
Mas quem tem ou trabalha em um comércio, seja ele físico ou eletrônico, sabe a diferença que adotar um código de barras para os seus produtos faz para a sua empresa.
 
Gerar códigos de barras para as mercadorias ajuda em todo o setor logístico de sua empresa, fazendo com que ele fique muito mais bem organizado, controlado e otimizado. Além disso, o uso de código de barras melhora até mesmo o atendimento aos clientes.
 
Com o código de barras nos produtos as vendas são processadas mais rapidamente e todas as etapas funcionam mais apropriadamente. Dessa forma, fica muito mais fácil atingir os melhores resultados e gerar uma boa reputação para seu empreendimento!
 
Já para os consumidores finais, a utilização do código de barras facilita bastante as compras cotidianas, tornando cada uma delas mais ágil e agradável. Portanto, os códigos de barras são extremamente importantes para o bom funcionamento da nossa sociedade.
 
Sabendo disso, que tal aproveitar as informações que selecionamos para você sobre os códigos de barras? Neste artigo você conhecerá quais são os 3 tipos de códigos de barras mais comuns e como escolher o mais apropriado para o seu negócio! Aproveite!
O Que é Código de Barras?Todo mundo já viu um código de barras na vida, porém, muitas pessoas não sabem quais são suas características e definições.
 
O código de barras vem do termo em inglês barcode que significa uma representação com barras e números ou letras. Ele carrega informações detalhadas sobre os produtos como lote, tipo, entre outros.
 
Este código apresenta variações de acordo com o seu tipo e para ser lido precisa de um leitor de código de barras e um software específico. Dessa forma, o leitor combinado com o software possibilita a decodificação das imagens, letras e números.
 
Os tipos de códigos de barras mais comuns são o EAN-13 (GTIN-13), DUN-14 (ITF-14), UPC e QR Code. Também existe o ISBN, código utilizado para a venda de livros e revistas. Alguns dos outros tipos disponíveis são o Code 11, Code 93, Code 39, Codabar e EAN-8.
 
É fundamental conhecer bem cada tipo e sua utilização para saber qual é o mais adequado para as operações de sua empresa. Portanto, veja as informações que selecionamos para você!

Vamos conhecer os 3 tipos de códigos de barras mais utilizados? Confira as informações a seguir!

1. EAN-13/GTIN-13Os códigos de barras EAN-13, também chamados de GTIN-13, são os mais usados no comércio do mundo todo. A sigla EAN significa European Article Numbering e seu nome demonstra que ele é mais utilizado em países europeus.
 
Eles são utilizados em etiquetas e na digitalização de bens de consumo. O código EAN-13 usa números de 0 a 9 em sua composição numérica.
 
Este tipo de código é o ideal para ser colocado nos produtos, uma vez que ele serve para identificar os produtos nos Pontos de vendas (PDV’s) de lojas e supermercados.
 
Ele é bastante utilizado em produtos diversos como DVD’s, CD’s, sapatos, roupas e até alimentos como legumes e verduras. O código EAN-13 possui 13 dígitos.
 
O código EAN-13 deve conter as seguintes informações:
 
Dígito verificador;
País de origem;
Identificação do fabricante e do produto. 
Os padrões do código EAN-13 são muito mais fáceis de serem lidos pelo equipamento de leitura. Por isso que eles estão presentes em, praticamente, 100% dos produtos que são comercializados no varejo.
 
Sendo assim, se você tem um comércio e trabalha com a venda de produtos pode contar com este código para facilitar suas operações comerciais.

2. DUN-14/ITF-14O

DUN-14, também conhecido como ITF-14, é um tipo de código de barras que contém uma série de números com 14 dígitos. Na sua composição de caracteres, são usados números de 0 a 9.
 
Eles são amplamente utilizados ​​como códigos de barras de caixas ou embalagens. Principalmente, quando derivadas do número UPC ou EAN presente nos produtos.
 
Os códigos de barras DUN-14 podem ser utilizados em sua cadeia de suprimentos para identificar:
 
Origem do produto;
Lote;
Informações sobre o fabricante e produto. 
Com ele, é possível fazer uma gestão logística mais eficiente, pois ele pode ser impresso diretamente na embalagem externa e funciona perfeitamente para aumentar o controle, rastreabilidade e segurança do produto.
 
Dessa forma, o DUN-14 ou ITF-14, facilita diversas etapas dos processos logísticos de sua empresa, possibilitando o acompanhamento dos pacotes e caixas de papelão contendo seus produtos.
 
É por isso que este tipo de código é tão utilizado em fretes e transportes de mercadorias. Então, se você está buscando um código para melhorar seu setor logístico, este é uma ótima escolha!
3. UPC - Código Universal de ProdutoVocê provavelmente já ouviu falar do Código Universal de Produto, certo? Pois, saiba que este código é também conhecido pela sua sigla UPC.
 
UPC é uma sigla que corresponde ao termo em inglês Universal Product Code que significa, em português, Código Universal de Produto. Ele foi desenvolvido por Bernard Silver e Norman Joseph com o intuito de facilitar as vendas e estoque de produtos no varejo.
 
O código UPC é composto por 12 dígitos, entre os números 0 a 9. Ele é bastante utilizado nos Estados Unidos e Canadá.
 
Os códigos UPC são altamente utilizados e ele deve conter informações como:
 
Dígito verificador;
Tipo de produto;
Código de produto;
Dados do fabricante. 

Estes códigos são ótimas opções para quem deseja otimizar os processos logísticos e de vendas. Com ele é possível aumentar o controle e rastreabilidade dos produtos. Então, ele facilita bastante o gerenciamento de estoque e PDV’s.
 
Além disso, hoje em dia com o aumento das vendas online, muitos marketplaces solicitam o código universal de produto ao empreendedor. E isso ocorre, porque o código universal de produto é muito eficaz na otimização das vendas feitas através da internet.
 
Sendo assim, se você tem um e-commerce ou deseja vender seus produtos em um marketplace pode contar com o código UPC.
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