Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

MODELO AUSTRALIANO

Projeto de lei prevê instalação de redes de contenção para evitar poluição em rios

Foto: Reprodução

Rede de contenção em Kwinana, Austrália

Rede de contenção em Kwinana, Austrália

Para evitar a poluição nos rios de Cuiabá, o projeto de lei 006.2019 propõe a instalação de redes de contenção de resíduos sólidos nas saídas de canos de drenagem e nos canais da cidade. 


Leia mais:
Projeto de Lei quer proibir construção de usinas hidrelétricas no rio Cuiabá

A implantação destas redes deverá ser realizada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, caso o projeto seja aprovado e sancionado pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).

O projeto de lei ainda dispõe que o lixo recolhido pelas redes de contenção deverão ser encaminhados para uma central de separação onde será processados os resíduos biodegradáveis, transformando-os em adubos. Ambas as secretarias estarão permitidas a realizar convênios com iniciativas privadas para que a lei seja implantada.

Na justificativa utilizada pelo autor do projeto, o vereador Zidiel Coutinho (PV) usa como exemplo a cidade Kwinana, onde é utilizada a rede com a mesma finalidade. O projeto na cidade australiana foi implantado em março de 2019 e até o momento foram recolhidos 370 kg de lixo, como embalagens de comida, garrafas e folhas de árvore.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet