Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Defesa Civil no local

Após rompimento de barragem, empresa constrói diques para contenção de rejeitos

Foto: Do Internauta

Após rompimento de barragem, empresa constrói diques para contenção de rejeitos
A empresa responsável pela barragem de mineração que se rompeu, na manhã desta terça-feira (01), na região da cidade de Nossa Senhora do Livramento (38 quilômetros de Cuiabá), já iniciou os processos necessários para conter o avanço dos rejeitos. A Defesa Civil do município avalia os estragos causados.

 
Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), o empreendedor comunicou o ocorrido à Sema e aos demais órgãos de controle e relatou que já tomou as primeiras providências, como a construção de diques de contenção.
 
A Sema também informa que uma equipe, em conjunto com a Agência Nacional da Mineração (ANM), está em Nossa Senhora do Livramento para avaliar os impactos ambientais de rompimento da barragem.

A barragem, que fica a cerca de 30 quilômetros de Nossa Senhora do Livramento, é considerada de baixa categoria de risco e baixo dano potencial. No cadastro nacional, o empresário Marcelo Massaru Takahashi aparece como o empreendedor. Ele é sócio da VM Minerações.

O prefeito da cidade, Silmar de Souza, confirmou ao Olhar Direto que as primeiras informações apontavam que a barragem pertence a Marcelo Takahashi.
 
A região é conhecida como 'brejal'. No total, existem de quatro a cinco comunidades no local.
 
O secretário de Administração da cidade, Manoel Gonçalves, comentou que neste momento não há a necessidade de evacuação na cidade, já que o local fica a 30 quilômetros de onde a barragem se rompeu. Todo o secretariado está reunido.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet