Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

poupar desgates

Após pedido de Avalone, convocação de Silval Barbosa é suspensa na CPI da Renúncia

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Após pedido de Avalone, convocação de Silval Barbosa é suspensa na CPI da Renúncia
Suspensa a convocação do ex-governador Silval Barbosa para depoimento  perante à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instaurada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). A oitiva seria realizada no próximo dia 10 para auxiliar o processo de investigação por sonegação e irregularidades na concessão de incentivos fiscais em Mato Grosso.


A proposta de suspensão foi apresentada pelo vice-presidente da CPI, deputado Carlos Avalone (PSDB) na tarde de quinta-feira (3) e questionada pelo presidente da comissão. O deputado Wilson Santos perguntou ao correligionário sobre eventual “receio” em relação à oitiva do ex-governador.

Leia Mais:
Governo identifica 36 aposentados por invalidez trabalhando em outro local

“Não temos nenhum receio, apenas queremos agilizar os trabalhos e poupar a comissão de desgastes desnecessários, tal ocorreu com a oitiva do doleiro Lúcio Funaro em reunião fechada”, argumentou Avalone.

Apesar da expectativa gerada em relação ao depoimento do doleiro Lúcio Bolonha Funaro, a oitiva foi realizada em reunião fechada, decisão tomada pela maioria dos membros da comissão. Na ocasião, os parlamentares resolveram acatar recomendação posta em parecer exarado pela Procuradoria-Geral da Casa.

A Procuradoria-Geral levou em consideração o fato de a colaboração premiada, prevista na lei que define organização criminosa, permitir ao depoente Lúcio Funaro silenciar sobre questionamentos sobre fatos constantes no acordo homologado pela Justiça Federal. Como Funaro, Silval Barbosa também é colaborador. 

“Assim, é mais importante que a comissão busque o compartilhamento das delações junto aos órgãos judiciais competentes, no caso o Supremo Tribunal Federal”, assinalou Avalone.

Depoimento – Ouvido pelos parlamentares, o superintendente do Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea), economista Daniel Latorraca, levou à CPI números sobre área plantada, volume produzido e valor bruto da produção de milho, soja e algodão em Mato Grosso, assim como sobre o rebanho bovino.

Latorraca confirmou a informação – atribuída ao presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Naturale Biocombustíveis (Sindpetróleo), Aldo Locatelli – de que o volume de óleo diesel consumido em Mato Grosso é similar ao de Goiás, embora a área plantada no estado vizinho seja significativamente inferior.

Porém, não foi esclarecido o porquê. A suspeita é que caminhões com tanques adaptados abasteçam em Goiás ou Mato Grosso do Sul, praças onde a carga tributária sobre o combustível é menor, e depois descarreguem o produto por aqui em reservatórios clandestinos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet