Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Rio das Garças

A pedido de indígenas, Galli se reúne com Funai para tratar de autorização de licenciamento de UHE

Foto: Reprodução

Rio das Garças

Rio das Garças

A pedido de lideranças indígenas, o ex-deputado federal Victório Galli (Patri) se encontrou com representantes da Funai (Fundação Nacional do Índio) para tratar sobre a autorização do licenciamento da Usina Hidrelétrica (UHE) Boaventura, localizada no Rio das Garças, próximo aos municípios de General Carneiro, Barra do Garças e Pontal do Araguaia, na região do Araguaia, em Mato Grosso.


Leia também
Supremo declara inconstitucional aposentadoria especial para deputados


O procedimento de licenciamento ambiental da Usina Hidrelétrica está suspenso desde o mês de março deste ano, por determinação da Justiça Federal, acatando o pedido do Ministério Público Federal.

A Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema), inclusive, já encaminhou ofício à superintendência do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), solicitando a delegação de competência para a realização do licenciamento  ambiental da UHE.

A reunião com a Funai, segundo Galli, foi um pedido de indígenas das etnias Xavante e Bororos, que vivem na região e que querem conquistar autonomia financeira com a chegada da UHE.

“Me reuni com o coronel De Calli e foi uma reunião boa. Acredito que logo este impasse envolvendo a Usina Hidrelétrica no Rio das Garças será resolvido. A nova direção do Governo tem esta missão de dar autonomia financeira para os índios e eles me procuraram para tratar esta questão com a Funai”, disse Galli ao Olhar direto.

O projeto de implantação da UHE foi apresentado pela Sema em fevereiro de 2016, com a previsão de alagamento de 1700 hectares, atingindo os municípios de General Carneiro, Pontal do Araguaia e Barra do Garças. A estimativa é que o potencial das turbinas chegue a 38 Megawatts (MW).

A UHE, caso seja implantada, pode gerar cerca de 350 empregos no período da construção. Para a operação, a expectativa é de 25 empregados.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet