Olhar Direto

Notícias / Política MT

Mauro Mendes atende orientação de Moro e cria Delegacia de Combate à Corrupção em MT

Da Redação - Érika Oliveira

18 Out 2019 - 15:38

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Mauro Mendes atende orientação de Moro e cria Delegacia de Combate à Corrupção em MT
O governador Mauro Mendes (DEM) instituiu nesta sexta-feira (18), por meio de um decreto, a criação da Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (DECCOR). Conforme a publicação no Diário Oficial, o Governo cumpre orientação do ministro da Justiça, Sergio Moro, que enviou oficio aos estados em abril destacando como prioridade o fortalecimento das unidades de combate à corrupção nas Polícias Civis dos Estados e do Distrito Federal. Atualmente, em Mato Grosso, quem cumpre esse papel é a Delegacia Fazendária (Defaz).

Leia mais:
Em encontro em Brasília, Mauro e Witzel prometem integrar polícias de MT e RJ

De acordo com o decreto de Mendes, ficará a cargo da Deccor “apurar ações perpetradas por agentes que atuam de forma isolada ou mediante associação ou organização criminosa que importem em ‘lavagem’ ou ocultação de bens, direitos e valores decorrentes da infração penal oriundos de crimes contra a administração pública e/ou a ordem tributária”.

A nova Delegacia, conforme a publicação, também deverá “apurar as ocorrências de fraudes e quaisquer modalidades de atos de corrupção praticadas no âmbito da administração pública, cujas consequências importem em lesão ao erário e à moralidade administrativa”.

O decreto entra em vigor desde a sua publicação, com data retroativa a esta quinta-feira (17). No entanto, o documento não define a partir de que momento a Polícia Judiciária Civil irá iniciar os trabalhos para a formação de equipe da nova delegacia. Segundo a assessoria de imprensa da PJC, a Deccor ocupará, por enquanto, o mesmo prédio da Defaz, e que no futuro passará para outro local.

De acordo com o delegado-geral da PJC, Mário Dermeval Aravechia de Resende, a Deccor irá atuar numa linha de trabalho investigativo nos moldes da força-tarefa da Operação Lava Jato.

“A Polícia Civil, mesmo com a crise de efetivo e escassez de recursos, conta com apoio do governo para ter uma estrutura que possa atuar de maneira bastante rigorosa no combate aos crimes de corrupção e que as ações investigativas permitam ao Estado ter de volta recursos que porventura sejam desviados”, afirmou.
 

7 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Ana
    22 Out 2019 às 07:39

    Deveria dar uma atenção especial para cidade de Alto Taquari MT, onde ja se passou em 3 anos 5 prefeitos.. PF salva a cidade de Alto Taquari..????

  • Marcelo
    19 Out 2019 às 18:26

    Mauro Mendes, Cadê a inauguração do presídio de VG? #nomeiaagepenmt

  • Marcelo
    19 Out 2019 às 18:19

    Mauro Mendes, Cadê a inauguração do presídio de VG? #nomeiaagepenmt

  • Ares
    19 Out 2019 às 07:55

    Tem que criar uma delegacia dessa em cada esquina pois segundo um senador menciona em um vídeo que o pt no dinheiro público é igual praga de ganhafoto em lavoura

  • MT mais forte
    18 Out 2019 às 22:42

    Senhor governador Outra medida é realizar a convocação imediata de todos os servidores CEDIDOS militares e polícias Civil e bombeiro que estão em desvio de função ou cedido. Vamos começar pelos bombeiros do aeroporto pois agora o aeroporto e privado em seguida da assembleia legislativa e tribunal de justiça e de contas

  • Alberto
    18 Out 2019 às 22:41

    Esse governo Bolsonaro, juntamente como Moro, não tem mais moral para falar sobre corrupção. Desmontaram o Coaf e desarticularam a PF

  • Denilza
    18 Out 2019 às 16:23

    SENHOR GOVERNADOR TEM DE COMBATER URGENTEMENTE TAMBÉM A SONEGAÇÃO FISCAL NO TRANSPORTE DE MADEIRAS ILEGAIS QUE VEM ACONTECENDO A MUITO TEMPO CONFORTE O SITE AGORAMT. DO DIA 14/10/2019, 4 dias atrás - Operação apreende 21 caminhões transportando madeira ilegal ... onde responderão por crime ambiental de transporte irregular de madeira. ... A madeira aprendida resulta em quase R$ 300 mil reais em sonegação fiscal.

Sitevip Internet