Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Audiências no interior

Primeira reunião de CPI da Energisa tem stress entre presidente e suplente

Foto: Angelo Varela/AL

Primeira reunião de CPI da Energisa tem stress entre presidente e suplente
A primeira reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar possíveis irregularidades cometidas pela concessionária de energia elétrica Energisa S/A, em que foi definida a relatoria para o deputado Carlos Avallone (PSDB) e a vice-presidência para o deputado Thiago Silva (MDB), teve um momento de stress entre o presidente Elizeu Nascimento (DC) e o suplente Xuxu Dal Molin (PSC), por conta da criação de audiências nos municípios.


Leia também
CPI da Energisa define nomes de vice-presidente e relator; veja quem são


O desentendimento iniciou após Elizeu, que é autor do pedido de abertura do inquérito e presidente da comissão, informar que Assembleia Legislativa irá fazer audiências em todas regiões e trabalhar em parcerias com as Câmaras Municipais, que devem promover debates nos 141 municípios, fato que não agradou o suplente Xuxu Dal Molin.

Em seu tempo de fala, Dal Molin foi contrário à ideia e disse que as audiências devem ser realizadas pela Assembleia e regionalizadas, não permitindo audiências em Câmaras de Vereadores, para não deixar que o caso vire politicagem, visto que a investigação irá terminar no ano eleitoral.

“Precisamos ouvir todo mundo, mas temos que criar procedimentos para que as coisas possam acontecer e ter um fim, para que a população veja o resultado, para que não vire uma pizza ou um palanque político”, disse o deputado.

Em resposta, Elizeu declarou que o colega foi infeliz e sugeriu que caso ele tenha problemas políticos com algum vereador que pretende promover uma audiência em seu município, terá que resolvê-lo fora da CPI.

“Ele foi infeliz nas palavras deles. Quem sou eu para poder tolir o direito dos vereadores de realizar audiência pública? A Assembleia não tem poder de barra as Câmaras Municipais de fazer audiência. Agora se na cidade dele tem alguém que vai fazer uma audiência de alguém que tenha alguma concorrência política com ele, isso é problema dele, que tem que resolver isso no município dele. Eu não estou aqui para poder vetar ninguém de fazer seu trabalho. Estou aqui para apoiar”, afirmou.

Investigar a atuação da Concessionária de Serviços Públicos de Fornecimento de Energia Elétrica – Energisa-MT é a meta da CPI nos próximos meses. A iniciativa ganhou força após amplo debate sobre o tema, realizado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho, em que as explicações da empresa não convenceram deputados e a população sobre os motivos que a levam a liderar o ranking de reclamações no Procon-MT.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet