Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Terças e quartas

Deputados querem sessões em dois dias da semana para terem mais tempo para viajar

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Deputados querem sessões em dois dias da semana para terem mais tempo para viajar
Os deputados estaduais de Mato Grosso iniciaram a discussão do Projeto de Resolução 359/2019, da Mesa Diretora, que trata sobre a redução no número de dias e alteração nos horários das sessões ordinárias da Casa de Leis. A intenção é que as reuniões aconteçam as terças e quartas-feiras, com a justificativa de que, principalmente os parlamentares do interior, tenham a possibilidade de atender a sua base em todo Mato Grosso, que tem dimensões continentais.


Leia mais:
Mauro diz que está concluindo estudo e pode apresentar reforma da Previdência este ano
 
Caso sejam aprovadas as mudanças, as sessões plenárias ordinárias do Poder Legislativo do Estado de Mato Grosso serão realizadas nos seguintes dias e horários: I – às terças-feiras, vespertina, com início às 17 horas; II – às quartas-feiras, matutinas e vespertinas, com início, respectivamente, às 8, às 14 e às 18 horas.
 
Atualmente, as sessões plenárias do Poder Legislativo ocorrem às terças-feiras, vespertinas, com início às 17 horas, às quartas-feiras, matutinas e vespertinas, com início respectivamente, às 8 horas e às 17 horas e  às quintas-feiras, matutinas, com início às 8 horas.
 
Em justificativa ao projeto, a Mesa Diretora argumenta que a proposição visa adequar os dias e horários das sessões plenárias, “para que as mesmas sejam realizadas em dois dias consecutivos em horários distintos, para que os parlamentares possam atender as demandas da população mato-grossense, tendo como se deslocar ao interior do estado nos dias após a realização de tais sessões”.
 
A justificativa apresenta ainda a necessidade de o deputado se ausentar para atender as demandas da população, “tanto no interior como no gabinete, nos dias que não haverá sessões. Vale ressaltar que, da forma que acontece hoje, os parlamentares ficam obrigados a ficarem durante toda a semana na capital, não podendo atender aqueles menos favorecidos que residem no interior, deixando assim a população carente de atendimento”.
 
Finalizando, a justificativa mostra ainda as dificuldades de locomoção dos deputados que têm base no interior devido à grande extensão territorial de Mato Grosso. “É impossível atender aos interiores do estado e voltar em tempo hábil para as sessões”.
 
O deputado Wilson Santos, contrário às mudanças, teve pedido de vistas concedido pela presidente da sessão, Janaína Riva (MDB). Agora, terá o prazo de cinco dias para voltar a tramitar em plenário.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet