Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Discussão prejudicada

Wilson teme que concentração de sessões dê a impressão que deputados não querem trabalhar

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Wilson teme que concentração de sessões dê a impressão que deputados não querem trabalhar
O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) criticou a tentativa de mudança no regimento interno da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, proposta pela Mesa Diretoria e que pretende concentrar todas as sessões às terças e quartas-feiras. Segundo ele, além de não proporcionar qualidade nas discussões que são feitas na Casa de Leis, também pode passar a impressão de que os parlamentares não querem trabalhar.


Leia mais:
Deputados querem sessões em dois dias da semana para terem mais tempo para viajar
 
“Realizar três sessões no mesmo dia precariza a qualidade das discussões. Isto está assim há décadas. Quando cheguei em 91, era este calendário. O deputado do interior, minimamente permanece três dias na Capital. É importante que ele esteja aqui também, temos várias comissões. Pedi vistas na tentativa de convencê-los a manter como está”, disse Wilson Santos. Ele tem cinco dias para devolver o processo para que ele volte a tramitar na Casa de Leis.
 
Wilson pontuou também a preocupação de que, posteriormente, as sessões se concentrem em apenas um dia. Por fim, ainda teme que a população acredite que as mudanças deixem a entender que os deputados não querem trabalhar.  “Acredito que sim, a afirmação é verdadeira na minha ótica. Três sessões em um dia só, não dá qualidade. Para um bom debate, aprofundar as discussões, não é recomendável esta mudança”.
 
Mudança
 
Caso sejam aprovadas as mudanças, as sessões plenárias ordinárias do Poder Legislativo do Estado de Mato Grosso serão realizadas nos seguintes dias e horários: I – às terças-feiras, vespertina, com início às 17 horas; II – às quartas-feiras, matutinas e vespertinas, com início, respectivamente, às 8, às 14 e às 18 horas.
 
Atualmente, as sessões plenárias do Poder Legislativo ocorrem às terças-feiras, vespertinas, com início às 17 horas, às quartas-feiras, matutinas e vespertinas, com início respectivamente, às 8 horas e às 17 horas e  às quintas-feiras, matutinas, com início às 8 horas.
 
Em justificativa ao projeto, a Mesa Diretora argumenta que a proposição visa adequar os dias e horários das sessões plenárias, “para que as mesmas sejam realizadas em dois dias consecutivos em horários distintos, para que os parlamentares possam atender as demandas da população mato-grossense, tendo como se deslocar ao interior do estado nos dias após a realização de tais sessões”.
 
A justificativa apresenta ainda a necessidade de o deputado se ausentar para atender as demandas da população, “tanto no interior como no gabinete, nos dias que não haverá sessões. Vale ressaltar que, da forma que acontece hoje, os parlamentares ficam obrigados a ficarem durante toda a semana na capital, não podendo atender aqueles menos favorecidos que residem no interior, deixando assim a população carente de atendimento”.
 
Finalizando, a justificativa mostra ainda as dificuldades de locomoção dos deputados que têm base no interior devido à grande extensão territorial de Mato Grosso. “É impossível atender aos interiores do estado e voltar em tempo hábil para as sessões”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet